Vidro e Cerâmica para as Artes

Research

Vidro e Cerâmica para as Artes

A Unidade de Investigação VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes dedica-se à promoção da transdisciplinaridade aplicada aos materiais vidro e cerâmica, focando-se nas interseções arte e ciência, estimulando a partilha de conhecimento, experiências e metodologias entre estas duas áreas. A investigação realizada une o presente e o passado, através do desenvolvimento de novos materiais para arte contemporânea em vidro e cerâmica, pelo estudo das práticas de produção históricas e tradicionais e pela exploração de diferentes conceitos estéticos em arte.

A VICARTE é uma parceria da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Inclui ainda membros da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e da Escola Superior de Arte e Design do Instituto Politécnico de Leiria.

As actividades desenvolvidas na VICARTE dividem-se em duas linhas de investigação

Criatividade e Materiais Contemporâneos: representa o aspecto mais transdisciplinar da nossa unidade de investigação, unindo cientistas, artistas e designers. Foca-se na arte e design contemporâneos explorando o vidro e a cerâmica, no desenvolvimento de novos materiais que abrem novos caminhos para artistas e simultaneamente estudando as propriedades físico-químicas desses mesmos materiais. Finalmente, este grupo focaliza-se também em atividades que permitam o desenvolvimento de um produto de design e colaboração com a indústria.

Património Cultural: dedica-se ao estudo e conservação do nosso património vítreo e cerâmico, aplicando as ciências físico-químicas em conjugação com a arqueologia e a história de arte, com especial ênfase na arqueometria e história das técnicas de produção artística. A investigação desenvolvida por este grupo serve museus e agentes responsáveis pela nossa herança cultural, bem como público em geral, ampliando o conhecimento da história da produção de vidro e da cerâmica e permitindo a implementação de medidas de conservação inovadoras.

Finalmente o factor educacional é um item essencial e o VICARTE é responsável pelo Mestrado em Arte e Ciência do Vidro, pela supervisão de mestrados e doutoramentos em conservação e restauro de vidro e cerâmica na FCT NOVA, e como membro do curso de Doutoramento em Conservação e Restauro do Património Cultural (CORES) financiado pela FCT/MCE e o curso de Doutoramento em Belas-Artes (FBA/UL) na especialidade de Cerâmica e Design de produto.

More info

Coordinator

Márcia Vilarigues

Members

12 Membros Integrados (6 na FCT NOVA), 10 Estudantes de Doutoramento (8 na FCT NOVA)

Partner Institutions

FCT NOVA, Universidade de Lisboa (FBA)

Evaluation

Excelente

Postal address
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa
Vidro e Cerâmica para as Artes
Campus da Caparica
2829-516 Caparica

E-mail:

vicarte.secretariado@fct.unl.pt

Telephone:+351 212 947 893

Fax: +351 212 948 327