Projecto SHCity na Bolsa de Turismo de Lisboa

01-03-2018

Projecto SHCity na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Prof. Doutor Pedro Pereira do Departamento de Engenharia Electrotécnica da FCT NOVA,  apresentou na Bolsa de Turismo de Lisboa, a aplicação para turistas desenvolvida pela FCT no âmbito da sua participação no projecto INTERREG SHCITY.

Esta aplicação aproveita a informação recolhida pelos sistemas de monitorização e permite optimizar as visitas dos turistas no centro histórico da cidade de Ávila, ajudando a consciencializar os visitantes e a sociedade para a importância de preservar adequadamente o património. A FCT NOVA está a participar no espaço BTL LAB & TRENDS onde tem em permanência uma demonstração da aplicação desenvolvida e da sua integração com o projeto.

O projeto SHCity foi distinguido com o selo do Ano Europeu do Património Cultural 2018, no qual a União Europeia irá promover ao longo do ano de 2018 os trabalhos que contribuem com “valor acrescido para o património”. O projecto teve início em 2016, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), programa Interreg V Sudoe, e o seu desenvolvimento está a cargo de uma equipa multidisciplinar de Espanha, França e Portugal, constituída por técnicos e investigadores da Fundação Santa Maria la Real do Património Histórico, Instituto Tecnológico AIDIMME, Centro Tecnológico CARTIF, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores), NOBATEK, Centro Tecnológico TECNALIA e a Câmara de Ávila.