Medalha de ouro para alunos portugueses nas Olimpíadas da Ciência da União Europeia

04-05-2018

Medalha de ouro para alunos portugueses nas Olimpíadas da Ciência da União Europ

Os estudantes portugueses que representaram Portugal nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia (EUSO) 2018 conquistaram uma medalha de ouro e uma medalha de bronze. A EUSO2018 decorreu em Liubliana, na Eslovénia e contou com a participação de estudantes de 25 países europeus. Esta competição, destinada a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, e com especial interesse na área das ciências, decorre de 28 de Abril a 5 de Maio e a cerimónia de entrega de prémios no dia 4 de Maio. As duas equipas portuguesas realizaram parte da sua preparação nos laboratórios dos Departamentos de Química, Física e Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA). A equipa de Armando Teixeira, Diogo Nogueira e Marco António Ribeiro conquistou uma medalha de ouro e a equipa de Afonso Mesquita, Diogo Jacinto e Kevin Pucci obteve medalha de bronze.

A Direção-Geral da Educação (DGE), a Sociedade Portuguesa de Física, a Sociedade Portuguesa de Química e a Ordem dos Biólogos asseguram a organização da participação portuguesa na EUSO. As sociedades científicas coordenam os mentores que preparam e acompanham os alunos na competição europeia. A DGE suporta os custos dos alunos e dos professores na prova de selecção, preparação dos alunos e participação internacional, assim como organiza os aspectos logísticos.

Em 2019, a EUSO decorrerá pela primeira vez em Portugal, na FCT NOVA. As entidades organizadoras da EUSO 2019 incluem a DGE, a FCT NOVA, a Câmara Municipal de Almada (CMA), Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Química e a Ordem dos Biólogos. A preparação dos alunos para a competição decorrerá essencialmente nos laboratórios dos Departamentos de Química, Ciências da Vida e Física da FCT NOVA.

Esta competição pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.

 

 
Imprensa: