anTUNiA celebra 25 anos

05-11-2018

Foi no passado 6 de setembro, num grande concerto no Coliseu dos Recreios em Lisboa, que a tuna masculina da FCT NOVA celebrou os 25 anos de existência. 

A página de facebook da anTUNiA sublinha o agradecimento a todos os que foram ao Coliseu festejar este importante aniversário: “Foi de mãos marcadas e cordas gastas que saímos no passado sábado do Coliseu dos Recreios. Mas foi de coração cheio que partilhámos o que sempre foi (e sempre será) a nossa paixão. Há 25 anos atrás começou esta associação. Um pequeno grande grupo que partilhava o simples gosto pela música e o gosto em fazer boa música. Nunca nos contentámos, nunca desistimos dos nossos desafios e almejámos sempre mais e melhor. Pouco mudou desde a nossa fundação até ao quarto de século de existência. O pequeno grupo cresceu e foi evoluindo para mais do que o "gosto". Hoje somos esta família que, apesar das diferentes gerações, mantém os mesmos alicerces com que começou, os mesmos valores e ideais. Que o nosso espírito e a nossa música tenha sempre um lugarzinho no vosso coração”, escreveram. 

Criada em 1993, a anTUNIA lançou o primeiro CD quatro anos mais tarde que os levou numa digressão que passou pelo Brasil, Peru, Holanda, Canadá e Espanha.  

Tem na sua lista de colaborações nomes como a fadista Mafalda Arnauth, no projeto da Associação Equipa d’África, e Vânia Fernandes, representante portuguesa no Festival Eurovisão da Canção em 2008. 

Sempre conquistando prémios ao longo dos anos, anTunia é também a anfitriã do Tágides – Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade de Almada, um dos festivais de referência do país. 

espetáculo dos 25 anos contou com a participação da Estudantina Universitária de Lisboa, da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico e da Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa. Teve o apoio da FCT NOVA, da Universidade Nova de Lisboa, da Câmara Municipal de Almada, Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Junta das Freguesias de Laranjeiro e Feijó, Junta de Freguesia da Costa da Caparica, União de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda, Associação dos Estudantes FCT UNL, SASNOVA, IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Via Viacópia Cópia, Rosana Bar AcadémicoMini Mercado Oh Pedro, Grafitejo, Trevo da Caparica - Craft Beer e Família Gato. 

Que venham mais 25 anos!