Mobilidade de Estudantes para Estudos (SMS) para o Ano Letivo 2020/2021

 

Pré-candidaturas on-line, no CLIP

 

MUITA ATENÇÃO ao seu endereço de email institucional ...@campus.fct.unl.pt. Será o nosso ÚNICO meio de comunicação com os estudantes.

 

Programa Erasmus+

Sessão de Esclarecimento 2020/2021 – 04 de Fevereiro de 2020 – 14h30m, Anfiteatro 1D, Edifício VII

Guia Erasmus "Perguntas e Respostas"

Tabela de bolsas de mobilidade

Calendário Erasmus (Pré-candidaturas)

Pré-candidaturas e Seleção

Acordos Erasmus

Formalização de Candidaturas

 

Programa ERASMUS+

 

 

O Programa Erasmus é um programa de ação comunitária em matéria de educação que visa:

 

  • Reforçar a dimensão europeia na educação a todos os níveis;
  • Promover a melhoria quantitativa e qualitativa do conhecimento das línguas da União Europeia, especialmente das menos utilizadas e ensinadas;
  • Promover a cooperação e a mobilidade no domínio da educação;
  • Incentivar a inovação através do desenvolvimento de práticas pedagógicas e de materiais didáticos e exploração de temas do interesse comum no domínio das políticas de educação.

 

A ação ERASMUS destina-se a fomentar a qualidade e a reforçar a dimensão europeia no ensino superior, incentivando a cooperação transnacional entre Universidades, nomeadamente através da promoção da mobilidade europeia no setor do ensino superior, tendo em vista a melhoria, a transparência e o reconhecimento académico de estudos e habilitações em toda a Europa.

Os países participantes no Programa são os 27 Estados-membros da União Europeia e ainda um conjunto de países associados, nomeadamente a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega , a Turquia e a Sérvia.

A mobilidade ERASMUS oferece aos estudantes da UNL a possibilidade de efetuarem um período de estudos numa das Universidades parceiras, com pleno reconhecimento académico.

O estudante ERASMUS, para além de beneficiar de uma experiência gratificante a nível académico e pessoal, adquire ainda um conjunto de mais valias profissionais que contribuirão para a construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional.

 

Sessão de Esclarecimento Erasmus - 04 de Fevereiro de 2020 – 14h30m, Anfiteatro 1D, Edifício VII

 

Guia Erasmus "Perguntas&Respostas"  - ler atentamente antes de submeter a pré-candidatura

 

Tabela de bolsas de mobilidade

 

CALENDÁRIO ERASMUS (SMS) - PRÉ-CANDIDATURAS - 2020/2021

 

DATAS IMPORTANTES (ANO 2020)

 

(adicione este calendário através da opção visível no canto inferior direito "+ Google Calendário")

PRÉ-CANDIDATURAS ON-LINE NO CLIP
Pré-candidaturas 1ª Fase 06 a 16 de Fevereiro
Divulgação das Colocações da 1ª Fase (PROVISÓRIAS) - Estas colocações podem sofrer alterações após análise das reclamações. Fique atento(a)!  17 de Fevereiro
Período para Apresentação de Reclamações (para div.a.outgoing@fct.unl.pt com o assunto "Reclamação Erasmus 20/21") 17 e 18 de Fevereiro
Confirmação de Interesse em Realizar Mobilidade Erasmus para os estudantes colocados nesta 1ª fase (no CLIP) 21 a 25 de Fevereiro 
Divulgação das Colocações Finais - 1ª fase 26 de Fevereiro
Pré-candidaturas 2ª Fase 27 Fevereiro a 01 de Março
Divulgação das Colocações da 2ª Fase (PROVISÓRIAS) - Estas colocações podem sofrer alterações após análise das reclamações. Fique atento(a)!   02 de Março
Período para Apresentação de Reclamações (para div.a.outgoing@fct.unl.pt com o assunto "Reclamação Erasmus 20/21") 02 de Março (até às 23h59m)
Confirmação de Interesse em Realizar Mobilidade Erasmus para os estudantes colocados nesta 2ª fase (no CLIP) 05 a 08 de Março
Divulgação das Colocações Finais - 2ª fase 09 de Março

Pré-candidaturas 3ª Fase        

Presencial na Divisão Académica / Secção de Acolhimento e Mobilidade (DA/SAM) (senha "C")                                      

Candidatura a Possíveis Vagas Sobrantes, aberta a todos os estudantes, exceto os que ficaram colocados.

Estas vagas devem ser solicitadas, presencialmente, e são atribuídas por ordem de chegada, das 9:00  às 13:00h

10 de Março

 

 

FORMALIZAÇÃO DE CANDIDATURAS (ENTREGA DOS DOCUMENTOS ASSINADOS)    

Presencial na Divisão Académica / Secção de Acolhimento e Mobilidade (DA/SAM) (senha "C")                                      

Para o ano letivo completo

 

11 a 20 de Março

 

Para o 1º semestre de 2020/2021

Para o 2º semestre de 2020/2021

 

Pré-Candidaturas e Seleção - 2020/2021

 

INFORMAÇÕES E REGULAMENTOS

Regulamento da FCT de Ordenação das Pré-Candidaturas ao Programa Erasmus+ da FCT

Carta de Estudante Erasmus (pdf) 

 

MUITO IMPORTANTE:

Os estudantes podem candidatar-se a acordos indicados para o seu curso e que tenham sido estabelecidos no âmbito das suas áreas de estudos.

 

  • Os estudantes que estejam no 1º ano podem candidatar-se, mas  para o 2º semestre e se já tiverem 18 ECTS no CLIP no momento da pré-candidaturaAtenção: se até à data da realização da mobilidade o estudante não tiver transitado para o 2º ano, não pode realizar a mobilidade e tem o dever de informar a Secção de Acolhimento e Mobilidade.
  • Os estudantes de 1º ciclo  podem candidatar-se às vagas de 2º ciclo, caso já tenham 126 ECTS feitos e lançados no CLIP.
  • As vagas de 3º ciclo destinam-se aos estudantes de doutoramento ou aos estudantes finalistas do 2º ciclo, que pretendam inscrever-se em Programas Doutorais em 2020/2021.
  • Antes de efetuarem as pré-candidaturas TODOS os estudantes devem consultar os sítios das Universidades de Acolhimento para verificar se nelas existem unidades curriculares (UC) do seu interesse, se são exigidos certificados/conhecimento de línguas e/ou ainda se existem outros pré-requisitos. Sugestão: Depois de entrar no site da universidade de acolhimento, procure a linguagem "English"; procure as faculdades/departamentos da sua área; procure os cursos dados nessa faculdade ou universidade; dentro do curso que lhe interessa, procure então as UC.
  • Os estudantes colocados na 1ª fase têm OBRIGATORIAMENTE de fazer a confirmação do interesse em realizar a mobilidade Erasmus. Esta obrigação de confirmação do interesse mantém-se para os colocados na 2ª fase. Os colocados na 3ª fase confirmam interesse presencialmente. Os colocados na 1ª e 2ª fases confirmam o interesse no(s) dia(s) indicado(s) no Calendário Erasmus (SMS) 2020/2021
  • Os estudantes colocados na 1ª fase que NÃO confirmem o seu interesse: serão excluídos automaticamente pelo sistema, perdendo a vaga atribuída e não poderão candidatar-se à 2ª fase. No caso dos estudantes colocados na 2ª fase que não confirmem o interesse, perdem a vaga.
  • Os estudantes que não ficaram colocados na 1ª fase de pré-candidaturas, poderão concorrer novamente na 2ª fase, aos acordos que ainda têm vagas por preencher.
  • Os estudantes colocados na 1ª ou 2ª fases não poderão efetuar qualquer troca.
  • As vagas que ficaram por preencher na 1ª e 2ª fases de pré-candidaturas, são as que estarão disponíveis na 3ª fase, ou seja, na 3ª fase não há vagas novas.
  • A 3ª fase destina-se a todos os estudantes que NÃO tenham ficado colocados na 1ª e 2ª fases e também aos estudantes que não tenham feito pré-candidatura, contudo estes últimos, não terão direito a bolsa, pois não passaram pelo processo de seleção e perderão a prioridade na vaga, caso algum estudante não colocado na vaga pretendida (na 1ª ou 2ª Fases), a solicite.
  • Na 3ª fase as vagas são solicitadas presencialmente na DA/SAM (senha "C"), no dia referido no Calendário Erasmus (SMS) 2020/2021 e atribuídas por ordem de chegada, das 9h às 13h.
  • Se no seu actual ciclo de estudos já fez Erasmus através da FCT ou de outra instituição de ensino superior, tem de descontar o número de meses que esteve em Erasmus, ao total dos 12 meses por cada ciclo de estudos a que tem direito.
  • Apesar de serem selecionados pela FCT, e formalizarem a candidatura Erasmus (através da entrega da documentação que vos será solicitada pela FCT e pela UA), a realização da mobilidade só estará garantida após a Universidade de Acolhimento aprovar a candidatura e informar o estudante de que foi aceite.

 

Lista definitiva de acordos interinstitucionais em vigor 2020/2021

Ordenada por Departamento e com os cursos da FCT aconselhados 

Ordenada por Departamento (cópia dos acordos) 

Após consulta da listagem com os acordos disponíveis, e considerando a lista dos cursos indicados para cada acordo, o estudante terá de fazer a sua Pré-Candidatura on-line no CLIP.

O número de vagas e a duração do período de mobilidade de cada Acordo Interinstitucional com as Universidades de Acolhimento terá de ser cumprido. Recorda-se que o número de alunos a enviar pela FCT não poderá exceder o número de vagas estipulado por cada Acordo.

As Pré-Candidaturas são sujeitas a um processo de seleção, de acordo com o Regulamento da FCT, e consultáveis no CLIP.

 

Nota: Ainda não se sabe o número de bolsas financiadas que serão atribuídas à FCT.

 

Prazos e processo de Formalização de Candidaturas Erasmus+ 2020/2021 – a disponibilizar brevemente