Formalização de Candidaturas Erasmus+ 2020-2021

 

1º Passo: LER ATENTAMENTE - Manual de Procedimentos e GUIA ERASMUS "Perguntas & Respostas"

MUITA ATENÇÃO ao seu endereço de email institucional ...@campus.fct.unl.pt. Será o nosso ÚNICO meio de comunicação com os estudantes.

 

Candidaturas Erasmus+

Formalização da Candidatura

Documentação a entregar no ato da Candidatura

Requisitos de Línguas nas Universidades de Acolhimento

Durante o Período de Mobilidade

Conclusão do Período de Mobilidade

Falta de Aproveitamento

Desistência de realização da Mobilidade SMS

 

Candidaturas ERASMUS+ 2020-2021 

A formalização da candidatura é feita PRESENCIALMENTE na Divisão Académica – Secção de Acolhimento e Mobilidade (SAM) - senha "C"

 

MUITO IMPORTANTE:

Compete aos estudantes a verificação dos prazos para o envio ou submissão das candidaturas nos sites das Universidades de Acolhimento (UA). É da sua responsabilidade a formalização das candidaturas atempadamente na SAM, de forma a possibilitar a nomeação e envio das candidaturas dentro dos prazos das UA.

 

PRAZO PARA A FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

 11 a 20 de Março - Para mobilidades no 1º semestre,  2º semestre  ou ano letivo completo 

 

Formalização da Candidatura

DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR NO ACTO DA CANDIDATURA:

  • Learning Agreement - Before the Mobility (doc) - tem de ser preenchido a computador e todas as instruções a laranja, devem ser removidas antes da impressão do documento. Se estiver desformatado, rasurado ou impresso em frente e verso, o documento não será aceite!!
  • Fotocópia do Documento de Identificação válido do estudante (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Cartão de Residência Permanente, etc.), com o número de estudante colocado no canto superior direito;

O estudante deve preencher o Learning Agreement - Before the Mobility (LA-BM), imprimir,  recolher as assinaturas do Coordenador Erasmus e do Coordenador do Curso que frequenta e entregar os documentos acima indicados na SAM, no prazo estipulado.

Contactos dos Coordenadores Erasmus   (pdf)

Contactos dos Coordenadores de Curso  (pdf)

 

MUITO IMPORTANTE

É da responsabilidade do estudante a consulta do site da Universidade onde foi colocado, para verificar:

  • As disciplinas disponíveis e respetivos programas
  • O calendário escolar
  • Formulários de candidatura – (Application Form e Learning Agreement)
  • Pré-requisitos

 

A Importância do Learning Agreement – Before the Mobility para o Reconhecimento Académico

Compete ao estudante, em conjunto com o Coordenador Erasmus e/ou Coordenador do curso frequentado pelo estudante:

  • Consultar quais as unidades curriculares disponíveis na UA no período de estudos previsto, e;
  • Elaborar um plano de estudos que deverá ter o aval dos referidos Coordenadores.

O LA-BM é um documento que contém duas tabelas (A e B). Na tabela A devem constar as unidades curriculares que cada estudante se compromete realizar na Universidade de Acolhimento. Na tabela B devem constar as creditações que o estudante terá direito, caso obtenha aproveitamento nas unidades curriculares indicadas na tabela A. O documento só é válido após a assinatura do Coordenador Erasmus e do Coordenador do respectivo curso. Ambas as assinaturas são essenciais para que fique garantido o reconhecimento académico das unidades curriculares feitas no âmbito do Programa Erasmus.

 

ATENÇÃO:

- TODAS AS CANDIDATURAS ESTÃO SUJEITAS À ACEITAÇÃO PELA UA;

- A FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA NA SAM NÃO DISPENSA O PREENCHIMENTO E ENVIO DE TODA A DOCUMENTAÇÃO QUE FOR SOLICITADA PELA UA (mesmo que isso implique duplicar documentação).

- REQUISITOS DE LÍNGUA NAS UA:

Nos casos em que seja exigido um comprovativo de nível mínimo de língua e os alunos não possuam certificados oficiais que o comprovem, foi criada a possibilidade, em conjunto com o ILNOVA-Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa, dos alunos da FCT candidatos a Erasmus+ no próximo ano realizarem um “teste de aferição de nível de língua”, cujo resultado poderá ser utilizado para a SAM confirmar as vossas competências linguísticas junto da UA.

 

Condições para realização do “teste de aferição de nível de língua” no ILNOVA:

 - o teste de aferição de nível pode ser feito para as seguintes línguas: Alemão, Espanhol, Francês e Inglês;

- tem um custo de 15€;

- para se inscreverem, os alunos deverão contactar diretamente o secretariado do ILNOVA, identificando-se como alunos da FCT selecionados para efetuar Erasmus+ em 2016/2017. Poderão fazê-lo das seguintes formas:

- presencialmente – Torre A, 1º piso – de 2ª a 6ª feira, das 11h às 18h

- através de e-mail – ilnova@fcsh.unl.pt

- por contacto telefónico – 21 790 83 82

- o teste deverá ser marcado com a máxima antecedência possível, para que o ILNOVA possa conjugar a realização dos testes com os vários alunos interessados e a SAM tenha tempo de tratar das declarações subsequentes;

- o resultado do teste será enviado para a SAM, que o fará chegar ao estudante e à UA, se assim for solicitado;

- caso a UA tenha um modelo próprio para ser certificado, o aluno terá de trazê-lo à SAM para que seja avaliada a possibilidade de ser assinado.

- se o resultado do teste de aferição for inferior ao nível mínimo exigido pela universidade de destino, então o aluno será o responsável por apresentar a sua situação à universidade de acolhimento e procurar alternativas para obter a qualificação necessária dentro dos prazos que lhe forem estipulados.

Lembramos que nem todos os alunos terão necessidade de fazer estes testes, mas aconselhamos a todos que se informem urgentemente dos requisitos de língua específicos existentes nas universidades que escolheram como destino, de maneira a que consigam tratar da certificação, se for necessária, dentro dos prazos exigidos.

 

Outras Informações:

Alojamento: Todos os estudantes que precisem de alojamento no país de destino devem solicitar informações relativas ao mesmo junto da UA.

Assistência médica no estrangeiro: Para ter assistência médica no estrangeiro terá de pedir, na Loja do Cidadão ou na Segurança Social, o CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) que é válido por um ano. Para mais informações sobre este cartão, consultar o site http://www.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca

Seguro de assistência no estrangeiro: Quem estiver interessado em fazer um Seguro de assistência no estrangeiro, poderá consultar a informação do site: https://www.aonstudentinsurance.com/students/pt/  

Teste de Línguas Online Linguistic Support (OLS):  no âmbito do Programa Erasmus+, a Comissão Europeia contratou um serviço online de apoio destinado aos participantes em atividades de mobilidade de longa duração (i.e. mobilidades entre 2 e 12 meses). O OLS consistirá no seguinte:

1º) Teste 1 de avaliação da competência linguística do estudante (obrigatório) - antes do início da mobilidade

2º) Curso de língua (opcional) - no início da mobilidade

3º) Teste 2 de avaliação da competência linguística do estudante (obrigatório) - no fim da mobilidade (duas semanas antes do fim da mobilidade)

Os testes de avaliação e os cursos de língua OLS não têm custos para os estudantes.

Os estudantes irão receber, no seu email, o convite à realização do 1º teste de avaliação.

No artigo 6º do Contrato de Mobilidade Erasmus está previsto o OLS e a sua obrigatoriedade.

Antes do Início da Mobilidade 

  •  PLATAFORMA ERASMUS+

Todos os estudantes que formalizaram a candidatura, irão posteriormente receber um email a solicitar o preenchimento dos seus dados pessoais e de mobilidade na Plataforma Erasmus+. Na mesma plataforma deverão também fazer o upload dos seguintes documentos:

- Não Obrigatório - Documento de Identificação e NIF

- Obrigatório - Comprovativo de NIB, IBAN e SWIFT (este documento tem de ter o nome do estudante impresso. O documento que retiram do multibanco não serve, pois não tem o nome impresso e o mesmo não pode ser escrito à mão)

  • Antes do início da mobilidade a UA deverá informar se o estudante foi aceite. Em caso afirmativo, deverá enviar a carta de aceitação e o Learning Agreement- Before the Mobility devidamente assinado e carimbado. O estudante tem o dever de nos enviar/entregar o Learning Agreement- Before the Mobility assinado pela UA.
  • O estudante irá receber um email da Plataforma Online Linguistic Support (OLS) para realizar o Teste 1 de Avaliação de Competência Linguística (obrigatório).
    Esta Plataforma é gerida pela Universidade do Porto, como tal, quando os estudantes acedem à mesma irá aparecer menção a esta Universidade. Não se trata de um engano!! Deverão prosseguir e realizar o teste

 

Durante o Período de Mobilidade 

 

Documentação a enviar a esta secção APÓS CHEGADA à Universidade de Acolhimento (UA)

 

  • Comprovativo de Chegada à Universidade de Acolhimento  (doc) – Enviar por email  (div.a.outgoing@fct.unl.pt), no dia em que se apresentam pela primeira vez no Gabinete de Relações Internacionais da UA;
  • Learning Agreement – Before the Mobility – caso a UA ainda não tenha enviado o documento devidamente assinado, o estudante deverá solicitar o seu envio urgente por email  (div.a.outgoing@fct.unl.pt).  Sem este documento assinado pela UA, a SAM não emite o contrato Erasmus e consequentemente a Reitoria não efectua o pagamento da primeira tranche da bolsa (70% do valor total da bolsa).

 

DURANTE A ESTADIA

 

  • Prolongamento do período de estudos  (doc) - Documento a enviar, se desejar pedir prolongamento. Juntamente com este documento deverá enviar o Learning Agreement – During the Mobility (Changes) com as unidade curriculares relativas ao segundo semestre. O pedido de prolongamento deve ser feito até 30 dias antes de terminar o período de mobilidade inicialmente previsto.
  • Learning Agreement – During the Mobility (Changes) (doc) - O estudante deverá falar com os Coordenadores Erasmus e do Curso sobre as alterações que pretende efectuar. De seguida deverá preencher e enviar para a SAM o documento, no prazo máximo de 30 dias contados da data de chegada à UA, assinado por si e também assinado e carimbado pela UA. A SAM enviará o documento para a assinatura dos Coordenadores acima referidos. 
    Atenção: Neste documento só deverão constar as unidades curriculares que sofrerem alteração, ou seja, as eliminadas, adicionadas ou com alteração do número de créditos. As unidades curriculares que constam no LA e que não sofrem qualquer alteração, não se colocam neste documento.
  • Teste 2 de Avaliação da Competência Linguística (OLS) – duas semanas antes do fim da mobilidade o estudante terá de efectuar a avaliação online obrigatória.

 

Conclusão do Período de Mobilidade

 

DOCUMENTOS A ENTREGAR QUANDO REGRESSAR A PORTUGAL

 

  • Declaração de Estadia  (pdf) - O estudante deverá utilizar a Declaração de Estadia (DE) que lhe foi entregue aquando a assinatura do contrato ou em último caso, a declaração deverá ser passada pela UA e terá de conter a data do primeiro dia de aulas ou da sessão de acolhimento na UA e a data de realização do último exame. ATENÇÃO: os estudantes têm de fazer o upload da DE na Plataforma Erasmus+ e enviar-nos um email (div.a.outgoing@fct.unl.pt) a informar que procederam em conformidade;
  • Transcript of Records - Contém as unidades curriculares que os estudantes realizaram na UA. Sem este documento não será possível obter o reconhecimento académico a que tem direito. Por isso, não se esqueça! 

    Para mais informações sobre o reconhecimento académico queira ler a questão 64 do Guia Erasmus “Perguntas & Respostas”. ATENÇÃO: Os estudantes têm de fazer o upload do TR na Plataforma Erasmus+  e enviar-nos um email (div.a.outgoing@fct.unl.pt) a informar que procederam em conformidade;

  • Relatório Final  - Após o término da mobilidade, o estudante receberá um email (verifique caixa de entrada e SPAM) para preencher e submeter o Relatório Final online (EU Survey), previsto no artigo 7º do contrato.

 

FALTA DE APROVEITAMENTO / DEVOLUÇÃO DE BOLSA:

A falta de aproveitamento durante o período de estudos Erasmus implica a devolução integral da bolsa.

 

DESISTÊNCIA DE REALIZAR MOBILIDADE SMS (doc)

Os estudantes que pretendam desistir de realizar a mobilidade Erasmus, deverão formalizar a desistência enviando esta declaração, devidamente preenchida, para a SAM (div.a.outgoing@fct.unl.pt).

Tendo em consideração o estado de pandemia que se vive a nível mundial, superiormente foi decidido que:

  • os estudantes que desistam até dia 3 de Janeiro de 2021 antes da elaboração do contrato, não sofrerão qualquer tipo de penalização;
  • os estudantes que desistam após o dia 3 de Janeiro de 2021 a elaboração do contrato, de acordo com as regras usuais, ficarão impedidos de se candidatarem ao programa Erasmus Estudos, para o próximo ano letivo 2021/2022.