Componente de 2.º ciclo do Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ensino

Componente de 2.º ciclo do Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Entrou em funcionamento no ano lectivo de 2008/2009. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 ECTS (2 anos).

Objetivos

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FCT NOVA pretende formar quadros técnicos habilitados a exercer com competência a profissão de Engenheiro Civil, a qual em geral se ocupa do projecto, execução, fiscalização, coordenação e controlo de obras como edifícios, instalações industriais, pontes, viadutos, estradas, caminhos de ferro, aeroportos, aproveitamentos hidráulicos e infra-estruturas.

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FCT NOVA dirige-se essencialmente às áreas de Estruturas, Construção e Geotecnia, procurando oferecer um ensino que alie uma formação sólida de base a uma abordagem rigorosa e actualizada das matérias de especialidade, de modo a fornecer aos alunos as ferramentas que lhes permitirão inserir-se com sucesso no mercado de trabalho.

Plano curricular (considerar só os 4.º e 5.º anos)

Horário de funcionamento:

Diurno

Propinas:

Estudantes nacionais: 1063,47 €/anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)

Prazo de candidatura:

1ª fase: 6 de março a 23 de junho
2ª fase: 26 a 31 de agosto
3ª fase: 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2018

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

10

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, na mesma área científica;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, na mesma área científica;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da FCT-UNL, na mesma área científica;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento de Engenharia Civil.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de licenciatura;
  2. Currículo académico e científico;
  3. Currículo profissional;
  4. Eventual entrevista ou provas de admissão.

Coordenador do curso:

Professor Corneliu Cismasiu

miec.coordenador@fct.unl.pt

Sobre o Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente um Mestrado Integrado em Engenharia Civil (5 anos), dois mestrados de 2.º ciclo (2 anos), em Estruturas e Geotecnia e em Reabilitação de Edifícios, um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (4 anos) e cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção Sustentável e do Comportamento Térmico de Edifícios.

Actualmente há mais de 600 alunos inscritos em Engenharia Civil na Universidade Nova de Lisboa e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, 32 dos quais doutorados.

Saber mais