Entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).
O objectivo central do curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) é o de formar engenheiros industriais de nível universitário com uma sólida preparação em ciências de engenharia, cobrindo os domínios da Gestão da Produção, da Logística Industrial, da Engenharia da Qualidade, da Ergonomia, da Engenharia Económica, das Tecnologias e Sistemas de Informação, da Tecnologia Industrial e Automação e do Projecto e Produção Assistidos por Computador em ambientes integrados de produção.
Dada a grande diversidade das áreas de interesse da Engenharia Industrial, o MIEGI apresenta-se como um curso de banda larga, com a duração de cinco anos lectivos, particularmente vocacionado para satisfazer os requisitos de empresas (industriais ou de serviços) e organizações (públicas ou privadas) nos domínios da Gestão Industrial (da produção, dos aprovisionamentos, da logística, da qualidade, da manutenção) e da Engenharia de Produção Industrial (no projecto, no planeamento, na preparação, na execução e no controlo).
Plano curricular (considerar só os 4.º e 5.º anos)
Indústrias no sector Mecânico, Químico e afins
Metalomecânica, Máquinas-Ferramentas, Electromecânica
Construção Naval, Construção Automóvel
Energia e Frio Industrial
Refinação de Petróleos, Petroquímica e Gases
Transformação de Plásticos, Resinas, Fibras e Têxtil
Produtos Químicos, Ácidos, Adubos e Pesticidas
Química Orgânica Fina, Farmacêutica, Fermentação, etc.
Serviços Públicos e Empresas de Serviços
Transportes e Comunicações
Bancos e Seguros
Saúde e Segurança Social
Administração Pública
Gabinetes de Estudos e Projectos de Engenharia
Laboratórios de Engenharia
Docência e Investigação no Ensino Superior
Estudantes nacionais: 1063,47 €/anual
Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)
23 de Abril a 16 de Julho de 2018
Vagas para 2018/2019 :
10
Regras de acesso:
Critérios de seriação:
Coordenadora do curso:
Professora Ana Sofia Matos
O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da FCT NOVA, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica. O DEMI tem a seu cargo dois mestrados integrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica), quatro mestrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial e Engenharia da Soldadura), dois programas de doutoramento e ainda várias pós-graduações.
O DEMI conta actualmente com 38 docentes e com 5 funcionários. Os professores do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial colaboram, a diferentes títulos, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projectos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica.
Saber mais