Curso reconhecido pela Ordem dos Engenheiros e pela FEANI (Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia) para atribuição do título EUR ING (Engenheiro Europeu) e acreditado pela A3ES (Agência e Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)
O objectivo do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (MIEM) é o de formar engenheiros mecânicos a nível universitário, logo com uma sólida preparação de base em ciências de engenharia, cobrindo os domínios da mecânica dos sólidos e dos fluidos, da termodinâmica aplicada, da mecânica estrutural, das características e comportamento dos materiais e dos processos de manufactura. Ao nível das disciplinas terminais dá-se ênfase às áreas do projecto de máquinas, de estruturas metálicas e de equipamento térmico, e da tecnologia industrial.
Dada a grande diversidade das áreas de interesse da Engenharia Mecânica, o MIEM apresenta-se como um curso sem ramos e com a duração de cinco anos lectivos, particularmente vocacionado para satisfazer os requisitos de empresas (industriais ou de serviços) e organizações (públicas ou privadas) nos domínios da Engenharia Mecânica (no projecto, na produção, na consultoria em engenharia, no ensino e na investigação, e ainda, na gestão de recursos energéticos e na gestão e manutenção na área das indústrias).
O Mestrado Integrado proporciona uma formação adequada para o desempenho de actividades nos seguintes domínios:
A integração de tecnologias de informação nos domínios da engenharia mecânica tem aberto perspectivas de novas actividades profissionais muito aliciantes nomeadamente as seguintes:
Estudantes nacionais : 697 €/anual
1ª Fase: 1 de maio a 14 de Julho
2ª Fase: 26 a 31 de agosto de 2020
Vagas para 2020/2021:
5
Regras de acesso:
Critérios de seriação:
Coordenador do curso:
Professor António Mourão
O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da FCT NOVA, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica. O DEMI tem a seu cargo dois mestrados integrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica), quatro mestrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial e Engenharia da Soldadura), dois programas de doutoramento e ainda várias pós-graduações.
O DEMI conta atualmente com 38 docentes e com cinco funcionários. Os professores do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial colaboram, a diferentes títulos, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica.
Saber mais