Ensino

Diploma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial

Entra em funcionamento no ano letivo de 2015/2016. O número mínimo de créditos para a obtenção do Diploma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial é de 24 ECTS.

Objetivos

O curso de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial visa complementar a formação de especialistas com uma sólida e integrada formação teórica na área da produção de matérias-primas com interesse alimentar e desenvolvimento de produtos transformados.

Os objectivos dos Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial são os seguintes:

  1. Desenvolver capacidades inovadoras para aplicação de tecnologias centradas na optimização de processos produtivos e de transformação inteligente de bens, tendo em atenção a avaliação dos impactes sociais, económicos e ambientais.
  2. Aumentar as capacidades em torno de sistemas de automação, informáticos e de conversão e utilização eficiente de energia, com destaque para as energias renováveis e de intervenção, desde a indústria e serviços à investigação e desenvolvimento.

Área Científica Predominante do Curso

Área Principal do ciclo de estudos, de acordo com a Portaria nº256/2005 de 16 de Março (CNAEF) - 541/ Tecnologia Alimentar

O aluno, poderá, assim, complementar/actualizar a sua formação científica, caso venha de outro curso superior (Licenciatura ou Mestrado com formação colateral) ou já se encontre exercendo a sua actividade profissional no sector agro-industrial. Este curso insere-se numa área científica de reconhecida empregabilidade e obedece a um planeamento estratégico e operacional, que se articula com as necessidades de profissionais especializados.

O curso completo, na sua forma actual é composto por 24 ECTS e poderá ser realizado entre um a três semestres, consecutivos ou alternados, através da realização de quatro das unidades curriculares indicadas no plano curricular deste curso que a seguir se indica:

Plano curricular

Saídas profissionais

Os alunos com o Diploma de Estudos pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial poderão eventualmente exercer a sua actividade profissional em organizações do Sector Público e Privado, em actividades de Gestão, Desenvolvimento, Manutenção e Controlo de Qualidade na Indústria Agro-Alimentar ligada à obtenção de matérias-primas e produtos transformados. Poderão ainda integrar equipas em empresas de prestação de serviços, nomeadamente Consultoria, Projecto e Auditoria ou desempenhar tarefas de investigação em contexto académico e/ ou empresarial.

Horário de funcionamento

O curso funcionará em regime pós-laboral

Propinas

1000 €

Candidaturas

De 22 de abril a 22 de Julho

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2019/2020

Vagas para 2019/2020:

10

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado (Pré-Bolonha ou 1º ciclo do Processo de Bolonha), em qualquer área de Ciências Naturais, Ciências Exactas ou Tecnologia, áreas afins ou equivalente legal e ou detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso.

Critérios de seriação:

  1. Classificação do curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenador do curso:

Fernando José Cebola Lidon

fjl@fct.unl.pt

Sobre o Departamento de Ciências da Terra

O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da FCT NOVA, cujo regulamento foi revisto (DR 99, 2.º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade  de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, atividades de extensão universitária e desenvolvimento de atividades de divulgação.

Saber mais