Ensino

Diploma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial

Entra em funcionamento no ano letivo de 2015/2016. O número mínimo de créditos para a obtenção do Diploma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial é de 24 ECTS.

Objetivos

O curso de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial visa complementar a formação de especialistas com uma sólida e integrada formação teórica na área da produção de matérias-primas com interesse alimentar e desenvolvimento de produtos transformados.

Os objectivos dos Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial são os seguintes:

  1. Desenvolver capacidades inovadoras para aplicação de tecnologias centradas na optimização de processos produtivos e de transformação inteligente de bens, tendo em atenção a avaliação dos impactes sociais, económicos e ambientais.
  2. Aumentar as capacidades em torno de sistemas de automação, informáticos e de conversão e utilização eficiente de energia, com destaque para as energias renováveis e de intervenção, desde a indústria e serviços à investigação e desenvolvimento.

Área Científica Predominante do Curso

Área Principal do ciclo de estudos, de acordo com a Portaria nº256/2005 de 16 de Março (CNAEF) - 541/ Tecnologia Alimentar

O aluno, poderá, assim, complementar/actualizar a sua formação científica, caso venha de outro curso superior (Licenciatura ou Mestrado com formação colateral) ou já se encontre exercendo a sua actividade profissional no sector agro-industrial. Este curso insere-se numa área científica de reconhecida empregabilidade e obedece a um planeamento estratégico e operacional, que se articula com as necessidades de profissionais especializados.

O curso completo, na sua forma actual é composto por 24 ECTS e poderá ser realizado entre um a três semestres, consecutivos ou alternados, através da realização de quatro das unidades curriculares indicadas no plano curricular deste curso que a seguir se indica:

Plano curricular

Saídas profissionais

Os alunos com o Diploma de Estudos pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial poderão eventualmente exercer a sua actividade profissional em organizações do Sector Público e Privado, em actividades de Gestão, Desenvolvimento, Manutenção e Controlo de Qualidade na Indústria Agro-Alimentar ligada à obtenção de matérias-primas e produtos transformados. Poderão ainda integrar equipas em empresas de prestação de serviços, nomeadamente Consultoria, Projecto e Auditoria ou desempenhar tarefas de investigação em contexto académico e/ ou empresarial.

Horário de funcionamento:

O curso funcionará em regime pós-laboral

Propinas:

425,39€

Candidaturas:

De 15 de maio a 16 de julho

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2018/2019

Vagas para 2018/2019 :

5

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado (Pré-Bolonha ou 1º ciclo do Processo de Bolonha), em qualquer área de Ciências Naturais, Ciências Exactas ou Tecnologia, áreas afins ou equivalente legal e ou detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso.

Critérios de seriação:

  1. Classificação do curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenador do curso:

Fernando José Cebola Lidon

fjl@fct.unl.pt

Sobre o Departamento de Ciências da Terra

Departamento de Ciências da Terra (DCT) da FCT NOVA, cujo regulamento foi recentemente revisto (DR 99, 2º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade  de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe, promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, actividades de extensão universitária, e desenvolvimento de actividades de divulgação.

Saber mais