Ensino

Estabilidade de Estruturas Metálicas

Objetivos

Abordar conceitos avançados de estabilidade estrutural, com aplicação aos métodos avançados de análise e dimensionamento de estruturas metálicas. Metade da carga horária do curso é de natureza prática, com utilização de diversos programas de análise estrutural não-linear.

Público-alvo

Engenheiros Civis ligados ao projeto de estruturas metálicas e estudantes de Engenharia Civil

Duração

12 horas (4 horas por dia)

Horário

18:00 - 22:00

Local

laboratório computacional do DEC/FCT/UNL

Formador

Rodrigo Gonçalves (Prof. Auxiliar DEC/FCT/UNL, investigador CERIS/ICIST)

Contactos

rodrigo.goncalves@fct.unl.pt

Inscrição

para efetuar inscrição é necessário criar conta na aplicação SIGA da FCT/UNL (https://bd2.fct.unl.pt/v7/ufeip.php/auth/login). A inscrição é posteriormente efetuada na aplicação.

Preços

preço especial de lançamento do curso: 60 € estudantes/antigos alunos da FCT/UNL; 100 € outros
Nº mínimo de participantes: 10
Nº máximo de participantes: 25

Programa

Dia 1 (Conceitos e princípios fundamentais): Determinação de trajetórias de equilíbrio e pontos críticos. Estabilidade do equilíbrio. Estudo de sistemas estruturais simples. Análise Linear de Estabilidade. Aspetos relevantes em análises não-lineares (geométricas e materiais) pelo Método dos Elementos Finitos. Utilização de programas de análise estrutural para determinar cargas críticas e efetuar análises não-lineares. 
 
Dia 2 (Barras): Rotações infinitesimais e rotações finitas. A matriz de rigidez “inicial” de um elemento de pórtico plano e sua utilização na análise estrutural. Torção não-uniforme em barras de parede fina. Função de empenamento. Instabilidade de barras por flexão, torção e flexão-torção. Comportamento não-linear e colapso. Análises não-lineares para determinar cargas de colapso.
 
Dia 3 (Estruturas): Efeitos a ter em conta em análises não-lineares de estruturas metálicas. Caso plano com esforço axial, paradoxos e sua resolução. Vigas contínuas, paradoxos e sua resolução. Caso plano: amplificação de momentos. Caso espacial: transmissão de empenamento e amplificação de esforços.
 

Condições de acesso para o ano letivo de 2016/2017

Sobre o Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente um Mestrado Integrado em Engenharia Civil (5 anos), dois mestrados de 2.º ciclo (2 anos), em Estruturas e Geotecnia e em Reabilitação de Edifícios, um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (4 anos) e cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção e Reabilitação Sustentável e da Engenharia de Fachadas.

Atualmente há mais de 600 alunos inscritos em Engenharia Civil na Universidade Nova de Lisboa e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, 32 dos quais doutorados.

Saber mais