Ensino

Mestrado em Análise de Dados para a Gestão

Em parceria com

 
O mundo está cada vez mais dependente dos algoritmos e da enorme quantidade de dados (big data) para informar e apoiar a tomada de decisões. Atualmente, todas as organizações, privadas e públicas, com e sem fins lucrativos, cada vez mais necessitam de introduzir sistemas e métodos baseados nos dados para suportar o negócio. No entanto, ainda não possuem nem o conhecimento nem os especialistas absorver as tecnologias e para ajustar os seus sistemas e cultura para tirar partido dos mesmos.
Essas organizações precisam de “tradutores” - pessoas que percebam as organizações e os problemas de gestão que enfrentam, que conheçam e saibam usar usar a tecnologia e a enorme quantidade de dados ao dispor,  para os resolver, assim como potenciar os sistemas internos e externos que suportem o ecossistema necessário.
O programa deste curso é muito inovador e corresponde às necessidades solicitadas por todos os tipos de organizações, a nível nacional ou internacional, e envolve um corpo docente especializado e activo pela investigação, quer na NOVA SBE quer na FCT NOVA.

Objetivos

O Mestrado em Business Analytics tem como o objetivo o desenvolvimento de sólidas competências técnicas, organizacionais, de liderança, de pensamento crítico e de comunicação para futuros gestores e líderes de organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, num contexto cada vez mais dependente dos algoritmos e de sistemas híbridos (homem-máquina) para suportar a tomada de decisão. 

Requisitos de admissão

O programa é oferecido na NOVA SBE em parceria com a FCT NOVA., através do Departamento de Informática e reúne as competências técnicas e pessoais da gestão com as tecnologias de informação. Esta multidisciplinaridade é fundamental para atrair perfis de candidatos com formação de primeiro ciclo em Ciências, Tecnologia, Engenharia ou Matemática, mas também Economia, Finanças ou Gestão.

Saídas profissionais

O programa está focado na formação de tradutores, ou seja, de especialistas que não só onhecem as organizações e os complexos problemas de gestão que enfrentam no mundo atual, mas também como utilizar a tecnologia e os dados para os resolver, Trata-se de um perfil de grande abrangência, muito procurado por todas as empresas em todo o mundo, em particular nos setores mais competitivos e globalizados, e em todas as áreas de negócio. 

MAIS INFORMAÇÕES

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

Mais informações aqui

Sobre o Departamento de Informática

O Departamento de Informática é uma instituição pioneira e de referência no ensino superior e na investigação científica em Informática em Portugal, tendo já formado milhares de engenheiros informáticos. Atualmente é responsável pela formação de mais de 1200 alunos inscritos em vários cursos e em diversos níveis de formação.

Muitos dos nossos docentes estão associados ao desenvolvimento da Informática no País, por exemplo, na primeira ligação nacional à Internet, na formação dos primeiros doutorados, e na afirmação de Portugal na investigação e inovação em Informática.

Saber mais