O Mestrado em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia da NOVA, criado em 2007/2008, tem como objetivo proporcionar uma formação científica e aplicada avançada no domínio das Estruturas e Geotecnia. dando cobertura a temas de desenvolvimento recente e a técnicas de engenharia civil económicas, seguras, sustentáveis e inovadoras. Tem carácter singular no panorama nacional, sendo o único mestrado de 2.º ciclo de Bolonha a oferecer formação que agrega as áreas de Estruturas e de Geotecnia.
O curso promove o desenvolvimento das competências necessárias nas tarefas de análise, projeto, rehabilitação, avaliação e execução de estruturas e infra-estruturas resistentes a ações convencionais e ambientais severas. Atribui-se importância a aspetos profissionais enquadrados na nova regulamentação europeia, à capacidade de trabalhar em equipa e ao respeito por normas éticas e deontológicas. Além disso, o grau fornece a base teórica para uma possível prosseguimento de estudos de doutoramento
Destina-se a candidatos nacionais e estrangeiros, com ou sem experiência profissional, que procuram uma formação ao longo da vida, novas possibilidades de prosseguimento de estudos ou competências adicionais e inovadoras que permitam obter uma inserção profissional de sucesso.
A qualidade da formação obtida pelos seus diplomados é reconhecida, quer por novos empregadores, quer pelos empregadores anteriores dos candidatos. Destaca-se o excelente relacionamento professores-estudantes e ainda a capacidade de integrar diferentes culturas.
As oportunidades profissionais incluem: inserção em empresas de construção e projeto de engenharia civil, empresas de consultoria, instituições de investigação e académicas ou criação de startups. Os graduados do Mestrado em Engenharia Civil - Estruturas e Geotecnia serão qualificados para participar em estudos de ordenamento e de impacto ambiental das grandes obras de engenharia civil, realização de estudos de risco sísmico, projeto de estruturas civis e industriais, pontes e barragens, obras de contenção de solos, túneis, aterros, infraestruturas portuárias, áreas para as quais a formação dos diplomados neste mestrado é uma mais valia.
Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual
a) 1.º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)
Diurno
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Vagas para 2023/2024:
25
Regras de acesso:
Critérios de seriação:
Coordenadora do curso:
Professora Ildi Cismasiu
DGES
Registo n.º R/A-Ef 3539/2011/AL02 em 10/10/2019
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 23/05/2019
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2018
O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente uma Licenciatura em Engenharia Civil (3 anos), quatro mestrados de 2º ciclo em Engenharia Civil e em Estruturas e Geotecnia (2 anos), Reabilitação de Edifícios (1,5 anos), Tecnologia de Fachadas (1 ano), e um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (3 anos). Paralelamente, o DEC oferece cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção e Reabilitação Sustentável e da Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias.
O DEC desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica com parcerias nacionais e internacionais, participando em projetos de I&D em diferentes áreas: Betão e Alvenaria Estrutural; Reforço de Estruturas; Estruturas de Betão sujeitas a Eventos Extremos; Simulação Numérica de Estruturas; Ecoeficiência de Materiais de Construção; Energia, Conforto e QAI; Patologia e Reabilitação de Edifícios; Geotecnia; Pavimentos Rodoviários; Ordenamento do Território e Urbanismo.
Atualmente há mais de 300 alunos inscritos em Engenharia Civil na FCT NOVA e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, dos quais 32 são doutorados.
Saber mais