Mestrado em Engenharia Civil – Reabilitação de Edifícios

Ensino

Mestrado em Engenharia Civil – Reabilitação de Edifícios

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2014/2015. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

Objetivos

O Mestre em Engenharia Civil estará habilitado a exercer a profissão de Engenheiro Civil, na especialização de Reabilitação de Edifícios, ao nível do requerido no nº1 do Art. 15º do DL 74/2006. Em particular, adquirirá competências de nível europeu para: investigar, diagnosticar, projectar, conceber, gerir, planear, reabilitar e conservar obras de Engenharia Civil. Para além disso, deverá ser capaz de exercer a profissão com capacidade de compreensão do ambiente económico, industrial, comercial, social e profissional em que se realizam os actos de Engenharia, bem como com competências para trabalho em equipa, liderança/gestão de equipas e empreendedorismo.

 

Os alunos do curso deverão adquirir conhecimentos e desenvolver aptidões e competências necessárias para:

- compreender as matérias necessárias às actividades profissionais e de investigação na área de Engenharia Civil;

- analisar e resolver problemas multidisciplinares em Reabilitação de Edifícios;

- conceber soluções económicas e sustentáveis que reflictam as condições éticas, sociais e deontológicas adequadas

- comunicar de forma objectiva e competente, quer oralmente, quer por escrito

- fundamentar a análise, a síntese e a concepção de projectos de Engenharia Civil associados à conservação e reabilitação de edifícios existentes;

- optimizar as intervenções nos pontos de vista técnico, económico e de impacte ambiental;

- forjar o espírito crítico, científico e inovador.

Plano curricular

Saídas profissionais

O curso decorrerá em horário diurno durante 4 semestres, durante os quais os alunos deverão obter 120 ECTS. O ciclo de estudos está organizado em conformidade com os Artigos 18.º e 20º do DL 74/2006 (alterado pelo DL 115/2013), possuindo a duração total de 4 semestres curriculares de trabalho, correspondentes a 120 créditos (ECTS), calculados com base no trabalho efectivo dos estudantes. A dissertação, realizada no último semestre, corresponde a 30 ECTS.

Tendo em conta a especificidade do público-alvo (alunos com licenciaturas em Engenharia Civil), o ciclo de estudos é estruturado da seguinte forma:

- 1º semestre: complementos de ciências básicas que conferem as competências necessárias para a prossecução da especialização de natureza académica;

- 2º e 3º semestres: forte componente de formação avançada em Reabilitação de Edifícios;

- 4º semestre: elaboração de uma Dissertação de natureza científica.

O curso alia uma formação sólida de base a uma abordagem rigorosa e actualizada das matérias de especialidade, bem como uma formação complementar em vários outros domínios, fornecendo as ferramentas necessárias à inserção com sucesso no mercado de trabalho.

O sucesso dos cursos de engenharia civil ministrados pela FCT/UNL é atestado pela elevada atractividade que têm tido (candidatos com elevado potencial), a satisfação geral dos diplomados com as capacidades adquiridas e a satisfação manifestada pelos empregadores com as competências e atitude dos diplomados.

http://sites.fct.unl.pt/mestrado-engenharia-civil-reabilitacao-edificios/pages/apresentacao

Horário de funcionamento:

Diurno

Propinas:

Estudantes nacionais: 1063,47 €/anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)

Prazo de candidatura:

1ª fase: 6 de março a 23 de junho
2ª fase: 26 a 31 de agosto
3ª fase: 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2018

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

25

Regras de acesso:

  1. Bacharéis (pré-bolonha), licenciados ou mestres em Engenharia Civil;

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de engenharia civil, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os príncipios do Processo de Bolonha;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de Licenciado pelo Conselho Cientifíco da FCT/UNL na área da engenharia civil;

  4. Detentores de um currículo que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCT/UNL, sob proposta do Conselho do DEC.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de licenciatura;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Experiência profissional relevante;
  4. Eventual entrevista.

Coordenadora do curso:

Professora Paulina Faria

mecre.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 49/2014 em 23/04/2014

A3ES

Acreditação prévia em 24/02/2014, por 6 anos

Sobre o Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente um Mestrado Integrado em Engenharia Civil (5 anos), dois mestrados de 2.º ciclo (2 anos), em Estruturas e Geotecnia e em Reabilitação de Edifícios, um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (4 anos) e cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção Sustentável e do Comportamento Térmico de Edifícios.

Actualmente há mais de 600 alunos inscritos em Engenharia Civil na Universidade Nova de Lisboa e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, 32 dos quais doutorados.

Saber mais