Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais

Ensino

Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais

No âmbito da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa.

Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

Objetivos

Formação avançada e desenvolvimento de conhecimentos e competências na área ambiental, em particular no âmbito da Gestão e Políticas Ambientais.

Destinatários

É um curso de banda larga e com forte aposta na multidisciplinaridade dos discentes e no trabalho em equipas diversificadas, aceitando um leque de formações  em ambiente,  território, governação e desenvolvimento social e económico.

Corpo docente

A leccionação de cada módulo, incluindo a produção dos materiais didácticos será da responsabilidade de um docente doutorado. O corpo docente será constituído fundamentalmente por docentes da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro e Universidade de Évora, sem prejuízo de colaborações de docentes pertencentes a outras instituições universitárias.

Estrutura

Plano curricular

Horário de funcionamento:

Funcionamento em regime de ensino presencial, nas Instalações da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – Campus da Caparica, sexta e sábado (Horário a definir)

Propinas:

Estudantes nacionais: 1063,47 €/anual

Estudantes internacionais: 1063,47 €/anual

Prazo de candidatura:

1ª fase: 6 de março a 23 de junho
2ª fase: 26 a 31 de agosto
3ª fase: 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2018

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

Estudantes nacionais: 20

Estudantes internacionais: NA

Regras de acesso:

Titularidade de um 1º ciclo ou de um grau de licenciado ou mestre, ou habilitação legalmente equivalente, conferido por instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, em áreas do ambiente, engenharia do ambiente, geografia, arquitectura, arquitectura paisagísta, urbanismo, engenharia civil, sociologia, direito, transportes, economia, história, ecologia, biologia, geologia, ou outras formações afins a analisar pela comissão científica do curso.

Critérios de seriação:

  1. Classificação do 1º Ciclo, da licenciatura, do mestrado  ou habilitação legalmente equivalente;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Desempenho em eventual entrevista e/ou uma prova escrita como critério complementar.

Coordenadora do curso:

Professora Lia Vasconcelos

mgpa.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 192/2010 em 06/12/2010

A3ES

Acreditação prévia em 15/06/2010, por 6 anos

Sobre o Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

O Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente tem quarenta docentes com uma vasta experiência científica, técnica e pedagógica, suportando o ensino de aproximadamente 600 alunos de cursos com diferentes valências e graus de ensino universitário. O funcionamento de laboratórios de ensino e de investigação é suportado por um conjunto de técnicos especializados.

Para além da sua missão em termos de educação e de investigação, docentes e/ou estudantes do Departamento foram cruciais na criação de empresas relevantes em áreas da engenharia do ambiente como a YDreams e a E-Value.

Saber mais