O objetivo deste curso é proporcionar aos docentes do ensino básico e secundário um espaço de aprofundamento e preparação para as mudanças que periodicamente ocorrem ao nível da visão (programa) e da estratégia (metas) no ensino da matemática. Os melhores professores de matemática combinam um amor ao ensino com um conhecimento profundo do tópico. Este programa visa ajudar os professores a crescer no segundo aspeto trabalhando de forma mais sofisticada os temas que lhe são familiares. Pretende-se lançar um curso de elevado nível, orientado para a lecionação significativa, contando com docentes da UNL e da UAb, e tirando partido da infra-estrutura e know-how desta última no ensino a distância para levar o curso a todas as escolas do país, por mais remotas que sejam, e colocando o curso também ao dispor dos professores do espaço lusófono, com especial incidência em Cabo Verde, Angola e Moçambique.
1.º ano
Complementos de álgebra linear, 1.º semestre, 7,5 ECTS, Obrigatória
Geometria axiomática, 1.º semestre, 7,5 ECTS, Obrigatória
Probabilidade e estatística computacional, 1.º semestre, 7,5 ECTS, Obrigatória
Análise real, 1.º semestre, 7,5 ECTS, Obrigatória
Elementos de matemática discreta, 2.º semestre, 7,5 ECTS, Obrigatória
Tópicos de lógica, 2.º semestre, 7,5 ECTS, Obrigatória
Introdução à modelação matemática, 2.º semestre, 7,5 ECTS, Obrigatória
Tópicos de álgebra computacional, 2.º semestre, 7,5 ECTS, Obrigatória
2.º ano
Dissertação, 1.º semestre, 30 ECTS, Obrigatória
Este curso foi criado com o objetivo de ajudar os professores do ensino básico e secundário a integrarem de forma mais fácil e significativa as mudanças no ensino da matemática.
O curso é lecionado em regime de ensino a distância por aprendizagem colaborativa online, em classe virtual e comunicação assíncrona.
As propinas são no valor de €1063,47 referente ao primeiro ano e de €531,74 relativamente ao segundo ano (dissertação).
Exclusivamente na Universidade Aberta.
Vagas para 2018/2019 :
40 (com um mínimo de 15)
Regras de acesso:
Podem candidatar-se ao Mestrado em Matemática para Professores:
a) os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em matemática ou área afim;
b) a título excecional, os detentores de um currículo escolar e científico que seja reconhecido pelo órgão competente como atestando capacidade para a realização do mestrado.
Critérios de seriação:
A seriação dos candidatos envolve os seguintes parâmetros:
A pontuação de cada candidato é definida pela expressão
Pontuação = Mínimo(4x(G+A),11)+N+EP+AA
onde
G – Grau Académico e Formação em área afim(de 0 a 2);
A – Área da Formação Académica (de 0 a 2);
N – Nota final de curso (de 0 a 2);
EP – Experiência Profissional na área ou em área afim (de 0 a 4);
AA – Atividades na área ou em área afim (de 0 a 3);
Coordenador do curso:
João Araújo (UAb)
Maria do Céu Soares (Nova)
O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por 83 docentes, dos quais 79 são doutorados.
O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pela Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, pelo Doutoramento em Matemática da UNL e pelo Programa Doutoral em Estatística e Gestão do Risco. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área de Matemática dos diversos cursos da FCT NOVA.