Mestrado em Química Bioorgânica – Quimioinformática

Ensino

Mestrado em Química Bioorgânica – Quimioinformática

Objetivos

O duplo diploma de mestrado em Química Bioorgânica e Químio-informática combina formação avançada em química orgânica com uma forte especialização em métodos computacionais. Está associado ao programa Erasmus Mundus “ChemoinformaticsPlus” que se destina a alunos com diferentes experiências prévias em química e de culturas váriadas. Este programa pretende formar especialistas capazes de aplicar metodologias químio-informáticas em diversas áreas científicas, em diversos contextos profissionais e em ambientes internacionais.

A químio-informática é hoje uma área de enorme importância em química teórica, usando inteligência artificial e ciências de dados para responder aos atuais desafios sociais e de inovação em química. Diz respeito ao desenvolvimento, criação, organização, armazenamento, disseminação, análise, visualização e uso de informação química. Nos últimos 20 anos, a químio-informática tornou-se indispensável para a indústria química.

Os químio-informáticos são antes de mais químicos, com uma prática experimental de química. Portanto, este programa de mestrado fornece valências específicas nas áreas de análise química, caracterização e desenvolvimento inteligente de novos fármacos, racionalização da interação de drogas com sistemas biológicos, e desenho de novos materiais e metodologias sintéticas mais eficientes e sustentáveis. E também em química computacional, químio-informática, ciências da computação e ciências de dados. O programa inclui aulas e tutoriais sobre químio-informática, modelação molecular, química quântica, bem como gestão de bases de dados e programação. Desenvolvimentos recentes em aprendizagem automática (machine learning), especificamente big data e inteligência artificial, também são abordados.

Saídas profissionais

O grau de mestre “ChemoinformaticsPlus” abre perspetivas profissionais em várias áreas. Permitirá trabalhar na indústria química e farmacêutica como informático especializado em aplicações químicas, ou como químico com fortes competências em métodos computacionais.
Saídas profissionais típicas:

  • cientista de aplicações
  • cientista de dados
  • programador de software científico
  • controlador de qualidade de software
  • gestor de projeto
  • consultor
  • representante de vendas
  • investigador
  • professor

A obtenção deste grau permitirá também continuar um percurso académico de investigação e ensino conduzindo ao doutoramento.

Website do Mestrado

Flyer

Propinas

Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Os estudantes aceites no programa Erasmus Mundus “ChemoinformaticsPlus” têm isenção de propinas.

(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

--

Coordenadora do curso:

Professora Paula Branco

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

Saber mais