O duplo diploma de mestrado em Química Bioorgânica e Químio-informática combina formação avançada em química orgânica com uma forte especialização em métodos computacionais. Está associado ao programa Erasmus Mundus “ChemoinformaticsPlus” que se destina a alunos com diferentes experiências prévias em química e de culturas váriadas. Este programa pretende formar especialistas capazes de aplicar metodologias químio-informáticas em diversas áreas científicas, em diversos contextos profissionais e em ambientes internacionais.
A químio-informática é hoje uma área de enorme importância em química teórica, usando inteligência artificial e ciências de dados para responder aos atuais desafios sociais e de inovação em química. Diz respeito ao desenvolvimento, criação, organização, armazenamento, disseminação, análise, visualização e uso de informação química. Nos últimos 20 anos, a químio-informática tornou-se indispensável para a indústria química.
Os químio-informáticos são antes de mais químicos, com uma prática experimental de química. Portanto, este programa de mestrado fornece valências específicas nas áreas de análise química, caracterização e desenvolvimento inteligente de novos fármacos, racionalização da interação de drogas com sistemas biológicos, e desenho de novos materiais e metodologias sintéticas mais eficientes e sustentáveis. E também em química computacional, químio-informática, ciências da computação e ciências de dados. O programa inclui aulas e tutoriais sobre químio-informática, modelação molecular, química quântica, bem como gestão de bases de dados e programação. Desenvolvimentos recentes em aprendizagem automática (machine learning), especificamente big data e inteligência artificial, também são abordados.
O grau de mestre “ChemoinformaticsPlus” abre perspetivas profissionais em várias áreas. Permitirá trabalhar na indústria química e farmacêutica como informático especializado em aplicações químicas, ou como químico com fortes competências em métodos computacionais.
Saídas profissionais típicas:
A obtenção deste grau permitirá também continuar um percurso académico de investigação e ensino conduzindo ao doutoramento.
Propinas
Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Os estudantes aceites no programa Erasmus Mundus “ChemoinformaticsPlus” têm isenção de propinas.
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
3.ª Fase: 28 de agosto a 15 de setembro de 2023
Candidaturas InternacionaisVagas para 2021/2022:
--
Coordenadora do curso:
Professora Luísa Pinto Ferreira
O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.
Saber mais