Faculdade

Estudante

Aos alunos do 1.º ano

1_ano.jpg

Não é todos os dias que entramos na Universidade...foi um dia desejado, temido e muito suado! De repente, a sensação de ter entrado é boa mas, ao mesmo tempo, estranha...

- "E agora, o que é que eu faço? Será que vou conseguir? Este espaço é tão grande que tenho medo de me perder...mas espera, também me posso encontrar e expandir os meus horizontes...!"

A entrada na Faculdade envolve uma mistura de sentimentos contraditórios: umas vezes pensamos que tudo correrá bem, outras sentimos que nada podemos fazer..Mas afinal há passos importantes que queremos dar que passam necessariamente por elaborar um trajeto e seguir em frente, apesar de sabermos que podemos encontrar vários obstáculos...

- "Será que estou no curso certo? Terei as capacidades necessárias para tirar este curso? Já não estou a perceber nada do que se diz nas aulas teóricas...como é que vou estudar para esta cadeira? E será que quero mesmo fazer um curso superior? Será que me vou adaptar? O mercado de emprego está difícil...se calhar o melhor era começar já a trabalhar...Será que vou conseguir estar longe dos meus pais? Saberei cuidar de mim? Será que...?"

Todas estas questões podem surgir de uma forma mais ou menos acentuada em cada um de nós mas o facto de elas surgirem servirá, acima de tudo, para que possas fazer uma reflexão e análise daquilo que realmente queres para ti e para o teu futuro. É importante que não fiques paralisado com estas dúvidas e que, ao invés disso, te sirvas delas para crescer e para seguir em frente. Caso julgues necessário, pede ajuda a colegas mais velhos; dirige-te à Associação de Estudantes e a todos os serviços que te pareçam úteis e, caso continues confuso, dirige-te ao GAVP (Edifício III, 1.º andar; Telefone: 21 2948579; E-mail: gab.aed.psicologia@fct.unl.pt.