Estudante

O que é o Aconselhamento Psicológico?

Porque é que falar com um psicólogo é, em muitas circunstâncias, mais útil do que desabafar com um amigo ou uma pessoa mais velha? Porque estas em geral apressam-se a dar conselhos sensatos que traduzem o que elas fariam se estivessem na situação de quem lhes está a pedir ajuda. Ora o que o jovem precisa é muitas vezes mais do que isso. Precisa de se clarificar, de perceber o que quer, quem é, antes de ser capaz de optar.

Pedir atempadamente ajuda pode ser fundamental para não "perder o passo" no rendimento dos estudos. O ritmo dos testes e das matérias leccionadas não pára, e a capacidade de concentração para estudar depende drasticamente de um certo sentimento de paz e de que as "coisas" vão bem. Por isso não adies procurar o GAVP.

O aconselhamento psicológico pode ser individual ou em grupo mas será sempre realizado por psicólogos clínicos, num contexto confidencial, onde poderás expor qualquer tema que te preocupe ou sobre o qual tenhas dúvidas, com toda a liberdade e segurança. As sessões duram normalmente 50 minutos e têm uma frequência semanal, frequência essa que poderá ser alterada com o decorrer do tempo. Este apoio será feito durante um período de tempo que ficará, à partida, determinado, podendo no entanto, ser reavaliado em caso de necessidade.

O aconselhamento, apesar de ter algumas regras próprias (nomeadamente a pontualidade, o aviso prévio em caso de impossibilidade de comparecer...), pauta-se por ser um espaço de liberdade onde não serás julgado, criticado ou controlado.

O estudante que utiliza o GAVP tem garantia de total confidencialidade, em particular em relação à família ou estruturas académicas. Mesmo que um docente, familiar, amigo ou alguém próximo de ti contacte o GAVP nada lhe será revelado, nem mesmo o facto de teres este acompanhamento.

A Primeira Sessão

Ao chegares ao GAVP serás atendido por um(a) psicólogo(a) com o(a) qual poderás expor todas as tuas, dúvidas ou preocupações. O/a terapeuta poderá colocar-te outras questões que considere relevantes para compreender, de um modo mais abrangente, o que trazes para a sessão.

Em certos casos o/a terapeuta que te atender pode considerar mais conveniente ser um outro colega a continuar a fazer a aconselhamento por poder responder mais adequadamente às tuas necessidades actuais. Nesse caso, e caso haja o teu consentimento, será feito o reencaminhamento.

E se faltares?

Se tiveres que faltar a uma ou mais sessões deves avisar o GAVP com a maior antecedência possível. As sessões estão disponíveis para os alunos da FCT e estão a ser pagas pela instituição. Há um enorme pedido de marcações, pelo que quando nos avisas com antecedência, podemos usar a tua hora para atender outro aluno que necessite. No caso de desistires do teu acompanhamento deverás também avisar o GAVP.