Faculdade

Estudante

Sobre o GAVP

O Gabinete de Aconselhamento Vocacional e Psicológico (GAVP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa foi criado por despacho do Conselho Diretivo no ano letivo 1983/84, através de proposta da Prof.ª Doutora Graça Figueiredo Dias, tendo sido consignado nos estatutos da Faculdade em 1991.

Foi o primeiro serviço de aconselhamento para estudantes universitários criado em Portugal. O seu modelo de funcionamento inspira-se no modelo anglo-saxónico dos serviços de aconselhamento, tendo a sua responsável visitado vários serviços nos Estados Unidos da América, Canadá, Inglaterra e Austrália.

 

Projetos de Investigação

Desde 1985 até ao presente, foram desenvolvidos cinco projetos de investigação financiados, um pela Fundação Calouste Gulbenkian e Secretaria de Estado do Ensino Superior, dois pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, um pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNL e o último pelo programa PRAXIS da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Todos estes projetos tiveram como Responsável a Doutora Graça Figueiredo Dias.

  • "Psicoterapia Breve no Meio Universitário". Fundação Calouste Gulbenkian (1985-1986).
  • "Psicoterapia Breve a Estudantes Universitários". JNICT (1987-1990).
  • "Necessidade de Intervenção Psicológica para o Desenvolvimento do Self em Estudantes Universitários". JNICT (1991-1996).
  • "Componentes Motivacionais no Adiamento do Estudo e Desempenho Académico". FCT (1998 - 2000).
  • "Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior" (interuniversitário). PRAXIS (2002 - 2004).

 

Associações

Vários técnicos do GAVP são membros da Associação Europeia FEDORA (Forum Européen de l'Orientation Académique) e integram o seu grupo de trabalho PSYCHE (Psychological Counselling in Higher Education).

O GAVP integra a RESAPES (Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico do Ensino Superior).

 

Equipa

  • Dra. Maria João Moutinho - Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
  • Dra. Júlia Murta - Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta