Faculdade

Faculdade

FCT NOVA Sustentável

 

Marcos  |  Publicações  |  Notícias  |  Eventos  |  Contactos

 

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA) assume o compromisso de alinhar as suas atividades e responsabilidades com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo desta forma para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A formação de pessoas altamente qualificadas e dotadas de espírito crítico, conscientes  dos problemas socioambientais, capazes de liderar mudanças, e o desenvolvimento de investigação e inovação que tornem o planeta + Sustentável são os principais pilares do nosso compromisso.

Mais de 40 membros dos vários setores da Escola – Departamentos, Centros de Investigação, Serviços e Estudantes – construíram de forma colaborativa (21 novembro 2018) a visão da FCT NOVA Sustentável:

 

Uma comunidade colaborativa de criação e partilha de conhecimento, apostada num futuro sustentável e inclusivo.

A inovação, a solidariedade e a proteção da natureza potenciam uma vivência integrada e justa, que motiva os FCTenses

para assumir a sustentabilidade – ambiental, social e económica – como pilar transversal a toda a sua atividade.

 

desenvolvimento sustentável é o que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades (Relatório Brundtland, 1987). Concretiza-se através de um conjunto de estratégias, políticas, ações e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. A par da inovação técnica e científica, a sustentabilidade alicerça-se na mudança de comportamentos e decisões, a nível individual e organizacional.

 

A FCT NOVA, representada pela Eng.ª Joana Santos, bolseira de gestão de ciência e tecnologia, e pela Dra. Antje Disterheft, investigadora doutorada do CENSE, esteve presente na criação da Rede Campus Sustentável (RCS), a 27 de novembro de 2018, em conjunto com vários membros de Instituições de Ensino Superior (IES). A RCS é uma rede nacional de IES que pretende criar uma plataforma de colaboração, diálogo, reflexão e troca de experiências sobre iniciativas e modos de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas IES, com o objetivo de tornar todos os campi universitários aderentes mais sustentáveis.

 

As Nações Unidas aprovaram, em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os 193 Estados-Membros das Nações Unidas, chegaram a um consenso sobre 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem 169 metas, avaliadas segundo 230 indicadores que procuram enfrentar os principais desafios que se colocam à Humanidade, com o objetivo de transformar o atual modelo de produção e consumo num outro mais sustentável.

Mais informação sobre Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável disponível aqui.

Mais informação sobre ODS disponível aqui.

 

 

 

 

Entidades Parceiras