Perguntas mais frequentes - 1. O Perfil Curricular FCT

Com o objectivo de enriquecer a formação dos estudantes com competências complementares, designadamente soft skills, contacto com empresas (estágios) ou investigação e empreendedorismo, a FCT introduziu essas competências nas estruturas curriculares de todos os cursos de Licenciatura, de Mestrado e de Mestrado Integrado, configurando assim o “Perfil Curricular FCT”.

No 1.º ano

Competências Transversais para Ciências e Tecnologia (3 ECTS)

(Soft Skills)

No 2.º ano

Ciência, Tecnologia e Sociedade (3 ECTS)

No 3.º ano

Introdução à Investigação Científica / Introdução à Prática Profissional ( 3 ECTS)

Contacto com investigação (colaboração em projectos de I&D) ou com empresas (estágios, trabalho pontual)

No 4.º ano dos MIs ou no 1.º dos Mestrados

Empreendedorismo (3 ECTS)

Durante o Percurso Curricular global

Créditos Livres (escolha do estudante) oferecidos por todos os departamrentos e passíveis de serem escolhidos por qualquer estudante.

Para maior detalhe ver aqui

Em geral, não. Normalmente, acontecem ambas simultanemanete em termos de horário. De qualquer forma há excepções. Para estas, ver Sobre o Período Intercalar em: Regras e Instruções de Inscrição

Não. CTCT é a partir do 1.º ano. CTS é a partir do 2.º ano. UROPs e UPOPs é a partir do 3.º e Empreededorismos é a partir do 4.º dos MIs ou do 1.º dos 2.º ciclos. Mais uma vez, para excepções ver: Regras e Instruções de Inscrição

Se quer mesmo fazer essa cadeira terá que se inscrever no 2.º semestre, quando ela é oferecida. Signifca isto que ficará com um 1.º semestre mais "leve" e um 2.º semestre mais "pesado". Para efeitos do cumprimento do Plano Curricular, não tem importância.

As UC de Competências Transversais para a Ciência e Tecnologia  (CTCT, 1.º ano) e Empreendedorismo (4.º ano MIs e 1.º dos 2.º ciclos) são da área científica denominada genericamente Competências Complementares.

A UC de Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS), 2.º ano curricular,  são da área científica de Ciências Humanas e Sociais.

As UC Programa de Introdução à Investigação Científica em...  (UROP) e Programa de Introdução à Prática Profissional em...  (UPUP) são da área cientifica maioritária a que pertence o curso.

Porque o estudante tem que fazer UMA e SÓ UMA das duas. Assim, uma é obrigatória mas são ambas opcionais entre si. E o CLIP representa as opcionais todas da mesma forma.

Porque é esta a cor que o CLIP dá às cadeiras obrigatórias, as primeiras, e Opcionais, as duas últimas.