Perguntas mais frequentes - 4. Inscrição nos Turnos e Horários

A inscrição nos Turnos ainda não abriu. Por isso, não só ainda não tem nada para escolher como o "Escolhido" só parece DEPOIS do 1.º sorteio dos Trunos na noite de sexta para sábado próximos.

Não pede nada. Só o alunos e o docente do turno prático em questão podem anular as inscrições no dito. Se não sabe como fazer, p. f., consulte a AJUDA. A AJUDA encontra-se na barra amarela da interface de inscrição em turno.

Na interface “Completo” pode visualizar TODOS os horários das disciplinas em que está inscrito.

Na interface “Escolhido” estão apenas os horários dos turnos que escolheu e nos quais conseguiu se inscrever.

Passe com o rato por cima do turno e leia a informação que lá está.

Faça o seguinte:

• Na página da FCT/UNL seleccionar CLIP à direita em cima
  • No ecrã da Autenticação utilizar o seu identificador e a senha;
  • Seleccionar o seu N.º de aluno;
  • ´Seleccionar o Ano lectivo 2012/13;
  • Seleccionar o Horário 1.º semestre (ou 2.º semestre);
  • Seleccionar Completo.
  • Escolha o turno que quer e clique em cima dele para obter a informação sobre o turno.

Aqui poderá saber: quem está inscrito no turno, o n.º de vagas, as restrições desse turno e o nome do docente que o lecciona.

Todas as trocas de horários que foram feitas, após o início das inscrições nos turnos, foram feitas a pedido dos docentes. Se agora têm problemas com os horários deverão falar com os docentes das turnos trocados.

Não, ninguém tem prioridade. Fale com o docente do turno que quer e veja se ele o aceita.

1.ª possibilidade - Não consegue porque clicou em Prescindir de Turno. Agora volte a clicar para fazer desaparecer essa opção;

2.ª possibilidade - O turno tem uma restrição que poderá ser do género: “Turno só para alunos que estão inscritos pela 1.ª vez na disciplina”

Caso não haja turnos vazios, deverá dirigir-se aos docentes dos turnos e tentar refazer o horário. Veja lá não apareça ao docente com um horário tal que se vê que afinal o que queria era não ter aulas à sexta ou à segunda.

Vão ter com o docente do turno e peçam para os trocar (ou seja, remover o nome de um e inserir o nome do outro).

Só o aluno e o docente do turno é que têm poderes para inscreverem e alterarem inscrições. Se não se conseguiu inscrever-se ou, se quer trocar de turno, vá ter com o docente que dá o turno. Se ele não der uma solução, ninguém dará.

Para ver o seu horário tem de seguir o seguinte caminho:

• Na página da FCT/UNL escolher Estudante;
  • Seleccionar o sistema CLIP (à direita em cima;
  • No ecrã da Autenticação utilizar o seu identificador e a senha;
  • Seleccionar o seu N.º de aluno;
  • Seleccionar o Ano lectivo 2012/13
  • Seleccionar o Horário 1.º semestre (ou 2.º semestre)
  • Seleccionar Escolhido.

Os turnos desaparecem da interface de INSCRIÇÃO em TURNOS quando ficam cheios.

NUNCA coloco ou mudo estudantes de turno.

Não o posso fazer por razões que a todos parcerão absolutamente claras. Vejam as outras FAQs sobre este assunto.

Assim, não me peçam para fazer isto. A resposta será NÃO.

Podem haver ou não. Se a sua questão se mantiver, por exmplo durante a tarde de sábado - até depois das 17:00 - é provável que não haja mais turnos (não deixe de ir vendo, na mesma,  durante o domingo).

Se a dúvida tiver aparecido depois do 1.º sorteio até antes do sorteio das 17:00 de sabado, é possível que existem mais turnos que estiveram restringidas, até então, a um dado curso.

Essas restrições serão levantadas durante o sábado ou até mesmo no domingo. Aparecerão mais turnos mas, calro, não quer dizer que tenham vagas. Podem ter sido totalmente ocupados por estudantes do curso a que estavam restringidos.

De qualquer forma, passará a existir a possibilidade de todos os alunos da cadeira começaram a fazer pedidos para trocar de turnos (por sorteio, claro.).

Claro que não. tem. No 1.º semestre, só, a escola tem que esperar pela chegada dos caloiros. Antes de chegarem, não temos maneira de saber exactamente quantos são. Por isso, não temos uma ideia real do número de turnos que temos que abrir a cada disciplina do 1.º ano. Assim, só depois da chegada e colocação dos caloiros é que poedmos abrir os turnos aos "repetentes" para isncriçaõ. É claro que isto complica a feitura dos horários a estes alunos mas deixar cadeiras em atraso complica, sempre, quaisquer horários.