Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos

A missão do Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos (MEtRICs) consiste em providenciar soluções para um mundo mais limpo, seguro e sustentável e contribuir para a disseminação dos benefícios sociais e económicos originados numa economia baseada no conhecimento.

O impacte económico e social é o valor acrescentado da investigação do MEtRICs, ou seja, a investigação e o desenvolvimento são orientados para o utilizador final e articulados com os planos e estratégias de desenvolvimento regional. O centro valoriza os projectos baseados na inovação e transferência de tecnologia, nomeadamente nos domínios prioritários definidos para a região Norte e para a região de Lisboa, de modo a disseminar o conhecimento e favorecer a competitividade da indústria local. A estrutura, visão e objectivos do MEtRICs enquadram a sustentabilidade como um conceito central para o desenvolvimento societal e para cumprir a sua missão primordial os objectivos do centro são: i) a investigação e a excelência de formação avançada; ii) a abordagem multidisciplinar e a proximidade com a economia regional; iii) a divulgação e relevância internacional.

O centro está envolvido em sete ciclos de estudo, de doutoramento e de mestrado, em ambas as instituições de acolhimento (EE-UM e FCT-UNL) e inclui actualmente 23 membros integrados e 50 estudantes de doutoramento, organizados em dois grupos de investigação (a) Tecnologias Energéticas e Ambientais e (b) Design Avançado em Engenharia, que desenvolvem as suas actividades estruturadas em três linhas temáticas (1) Sistemas Integrados de Energia, (2) Engenharia de Veículos e (3) Segurança Alimentar e Bem-Estar.

José Carlos Teixeira / Benilde Mendes (FCT/UNL)

Membros

23 Membros Integrados (5 na FCT/UNL), 50 Estudantes de Doutoramento (28 na FCT/UNL)

Instituições Parceiras