Investigação

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Projetos NOVA Sci & Tech Volunteer

Estás no ensino secundário ou nos primeiros anos de um curso superior e procuras um programa de enriquecimento pessoal que te integre na ciência ativa e te permita realizar atividades de iniciação à investigação científica? Vê os projetos que propomos, escolhe o que mais te agrada e inscreve-te!
Consulta o regulamento aqui.

Para alunos do ensino secundário

Vem experimentar Bioquímica connosco

A atividade consiste na realização de três aulas laboratoriais de Bioquímica e respetiva análise dos resultados obtidos. Antes de cada aula laboratorial haverá uma aula de exposição para explicação dos conceitos teóricos abordados nos trabalhos práticos. As aulas decorrerão nos laboratórios de aulas de Bioquímica do Departamento de Química da FCT NOVA. Cada aula terá a duração de 3 horas. Com esta atividade pretende-se dotar os voluntários com uma formação pré-universitária na área da Bioquímica experimental e é dirigida a voluntários que gostariam de ingressar numa licenciatura na área de Bioquímica ou áreas afins.
Departamento de Química
UCIBIO
3 h/semana, às 4.ª-feiras à tarde durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2022.
alunos do ensino secundário (12.º ano)
12

A Bioquímica e a Alimentação

Participação em aulas teóricas sobre tópicos como: os nutrientes, o sabor, as intolerâncias alimentares, e alimentação vegetariana. Produção de trabalhos audiovisuais sobre um tema à escolha.
Departamento de Química
UCIBIO
Março a Junho
alunos do ensino secundário (12.º ano)
4

Dinossauros e outros vertebrados no laboratório

Preparação laboratorial de fósseis de dinossauros e outros vertebrados no laboratório do Departamento de Ciências da Terra.
Departamento de Ciências da Terra
GeoBioTec
Duração continuada e adaptável à disponibilidade do voluntário e do orientador.
alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º ano)
4

Teoria de Números

Pretende-se explorar questões em aberto envolvendo os números inteiros. O projeto tem uma importante, e divertida, componente computacional: iremos usar o computador para decidir quais as conjeturas que parecem fazer mais sentido (ver por exemplo: https://projecteuler.net/). Nesta viagem, teremos ainda oportunidade de aprender alguns resultados importantes de Teoria de Números.
Departamento de Matemática
6 meses
alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º ano)
3

Para alunos do ensino secundário e superior

Bioremediação de efluentes agro-industriais com microalgas

Efetuar a bioremediação de efluentes de avicultura, suinicultura ou queijaria utilizando diferentes microalgas isoladas em Portugal. Avaliar a eficiência do processo. Caracterizar a biomassa de algas produzida. Avaliar as microalgas como bioestimulantes da germinação de plantas.
Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa
12 meses (6h/semana)
alunos do ensino secundário (12.º ano) e alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º e 2.º ano)
2

Geometria Tropical

O adjetivo Tropical foi dado em honra ao Investigador em Ciências de Computação brasileiro Inre Simon, a consolidação da sua teoria remonta aos finais do anos 90 do século passado. Originalmente apareceu de considerações de álgebra tropical, esta motivada por questões em ciências de computação. O grande objetivo desta Geometria é transformar questões de variedades algébricas (conjuntos dados por zeros de polinómios) em questões sobre complexos de poliedros (objetos combinatórios que codificam alguns aspetos geométricos das variedades algébricas). Neste momento a geometria tropical tem aplicações em muitas áreas como geometria algébrica e enumerativa, simetria de espelho, biologia matemática, complexidade computacional, estatística algébrica,... O projeto consiste em entender os objetos e operações nesta álgebra e geometria e compreender a ligação entre o mundo clássico e o tropical. Vários problemas em aberto podem ser considerados. Acessível para alunos a partir do 1º ano da Licenciatura. Referências: E. Brugallé and K. Shaw, A bit of tropical geometry, American Mathematical Monthly 121 (2014), 563–589. D. Speyer and B. Sturmfels, Tropical mathematics, Mathematics Magazine 82 (2009), 163–173. D. Maclagan and B. Sturmfels, Introduction to Tropical Geometry, Graduate Studies in Mathematics, Vol. 161, American Mathematical Society, 2015.
Departamento de Matemática
CMA
1 ano letivo
alunos do ensino secundário (12.º ano) e alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º 2.º e 3.º ano)
3

Para alunos do ensino superior

Promoção Ciências da Vida

Comunicação de Ciência. Produção de materiais educativos na área das Ciências da Vida e dinamização de atividades de divulgação junto do público em geral e de alunos do ensino secundário.
Departamento de Ciências da Vida
1 ano letivo
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º, 2.º e 3.º ano)
3

Mil e uma definições de derivada de ordem não inteira

Em 1695, Leibniz escreveu uma carta a L´Hôpital a perguntar se faria sentido generalizar o conceito de derivada de ordem não inteira. L´Hôpital respondeu que a questão era interessante e replicou com outra questão: ""E se a ordem da derivada for 1/2?"" Leibniz, numa carta datada de 30 de setembro do mesmo ano respondeu: "Isso levará a um paradoxo, a partir do qual um dia consequências úteis serão tiradas!" A data de 30 de setembro de 1695 ficou marcada como o início do Cálculo Fracionário! Nos últimos anos dada a aplicação das derivadas de ordem não inteira para descrever vários fenómenos (mercados financeiros, crescimento de um tumor, moldes de materiais, modelos epidemiológicos, etc.) deu-se uma explosão na investigação associada a esta área com inúmeros cientistas a aplicar este tipo de derivadas para modelar de forma mais realista determinados problemas. Neste projeto irás perceber o conceito de derivada de ordem não inteira, analisar algumas das definições que existem, as vantagens em utilizar este tipo de derivadas, e desenvolver um algoritmo que permite comparar as várias definições abordadas. Se possível, irás ainda aplicar este tipo de derivadas a um problema em concreto."
Departamento de Matemática
4 meses
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º e 2.º ano)
1

BQ_promotores

Participação, dinamização, acompanhamento e produção de conteúdos para atividades de divulgação junto do público em geral e de alunos do ensino secundário (Noite dos Investigadores e EXPO FCT, Futurália).
Departamento de Química
UCIBIO
1 ano letivo
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º e 2.º ano)
4

Promoção da comunicação de ciência e literacia em saúde em doenças raras

Produção de materiais educativos, tanto em linguagem científica como leiga. Medical writing e produção de artigos científicos de revisão em várias temáticas relacionadas com doenças raras e doenças congénitas da glicosilação (CDG). Comunicação de ciência.
Departamento de Ciências da Vida
UCIBIO
6 meses
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (2.º ano)
2

ClubeMath - escalão Seniores

Participação, dinamização, acompanhamento e produção de conteúdos para as sessões regulares do ClubeMath
Departamento de Matemática
CMA
1 ano letivo
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º, 2.º e 3.º ano)
5

Uma viagem ao mundo da Matemática

Com este projeto vais fazer uma viagem ao mundo da Matemática, onde tu és o guia e vais produzir e dinamizar atividades orientadas para alunos do ensino secundário, que serão incluídas em eventos como ExpoFCT e Dia Internacional da Matemática (DIM).
Departamento de Matemática
1 ano letivo
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º, 2.º e 3.º ano)
30

CompWeld

O objetivo principal deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de juntas soldadas funcionais. Pretende-se desenvolver um processo híbrido de soldadura e processamento no estado sólido que permita incorporar partículas funcionais em juntas soldadas durante o próprio processo de soldadura. O plano de trabalhos proposto, que permitirá atingir o objetivo estabelecido, engloba um total de três tarefas. Na tarefa 1 serão produzidas quatro juntas dissimilares funcionais utilizando duas ligas de alumínio diferentes e partículas de carboneto de silício e/ou alumina. Serão utilizados e combinados processos de ligação e processamento no estado sólido, nomeadamente: friction stir welding e friction stir processing. A tarefa 2 compreende a inspeção e caracterização das juntas funcionais produzidas. A inspeção será realizada recorrendo a técnicas eletromagnéticas nomeadamente correntes induzidas e medição de queda de potencial para mapeamento de condutividades e/ou deteção de defeitos provenientes do processo de ligação. A caracterização será efectuada com recurso a microscopia óptica. A tarefa 3 diz respeito à apresentação dos resultados obtidos. Todo o trabalho experimental será realizado nos laboratórios do Núcleo de Tecnologia Industrial (NTI) do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI).
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
3 meses
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (2.º e 3.º ano)
1

Scalarization techniques in Direct Multisearch

Direct Multisearch is a state-of-art algorithm in Multiobjective Derivative-free Optimization. Recently, its numerical efficiency was improved with the definition of a search step based on quadratic polynomial models. The joint minimization of these quadratic models allowed to improve the numerical performance of the code, but required the use of a scalarization technique. At the time, a minimax approach was considered and no other scalarization techniques were explored.
In this project, we intend to numerically evaluate the value of considering other scalarization approaches. The student will gain knowledge about Derivative-free Multiobjective Optimization algorithms and different scalarization techniques used in Multiobjective Optimization. He/she will incorporate these approaches in a numerical implementation of the algorithm, already coded in Matlab, and will access the corresponding numerical performance.
https://docentes.fct.unl.pt/algb/pages/boostdfo
Departamento de Matemática
CMA
70 horas (aprox.)
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (2.º e 3.º ano)
1