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Projetos NOVA Sci & Tech Volunteer

Estás no ensino secundário ou nos primeiros anos de um curso superior e procuras um programa de enriquecimento pessoal que te integre na ciência ativa e te permita realizar atividades de iniciação à investigação científica? Vê os projetos que propomos, escolhe o que mais te agrada e inscreve-te!
Consulta o regulamento aqui.

Para alunos do ensino secundário

Teoria de Números

Pretende-se explorar questões em aberto envolvendo os números inteiros. O projeto tem uma importante, e divertida, componente computacional: iremos usar o computador para decidir quais as conjeturas que parecem fazer mais sentido (ver por exemplo: https://projecteuler.net/). Nesta viagem, teremos ainda oportunidade de aprender alguns resultados importantes de Teoria de Números.
Departamento de Matemática
6 meses
alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º ano)
3

Para alunos do ensino secundário e superior

Home Healthcare Optimization problem: study of test instances

Pretende-se que o aluno execute e analise os resultados de instâncias de teste disponíveis na literatura de modo a avaliar a performance de um modelo de optimização para o problema do Home Healthcare. O aluno deverá ter alguns conhecimentos de inglês e gosto pela programação.
CMA
4 meses
alunos do ensino secundário (12.º ano) e alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º e 2.º ano)
1

Geometria Tropical

O adjetivo Tropical foi dado em honra ao Investigador em Ciências de Computação brasileiro Inre Simon, a consolidação da sua teoria remonta aos finais do anos 90 do século passado. Originalmente apareceu de considerações de álgebra tropical, esta motivada por questões em ciências de computação. O grande objetivo desta Geometria é transformar questões de variedades algébricas (conjuntos dados por zeros de polinómios) em questões sobre complexos de poliedros (objetos combinatórios que codificam alguns aspetos geométricos das variedades algébricas). Neste momento a geometria tropical tem aplicações em muitas áreas como geometria algébrica e enumerativa, simetria de espelho, biologia matemática, complexidade computacional, estatística algébrica,... O projeto consiste em entender os objetos e operações nesta álgebra e geometria e compreender a ligação entre o mundo clássico e o tropical. Vários problemas em aberto podem ser considerados. Acessível para alunos a partir do 1º ano da Licenciatura. Referências: E. Brugallé and K. Shaw, A bit of tropical geometry, American Mathematical Monthly 121 (2014), 563–589. D. Speyer and B. Sturmfels, Tropical mathematics, Mathematics Magazine 82 (2009), 163–173. D. Maclagan and B. Sturmfels, Introduction to Tropical Geometry, Graduate Studies in Mathematics, Vol. 161, American Mathematical Society, 2015.
Departamento de Matemática
CMA
1 ano letivo
alunos do ensino secundário (12.º ano) e alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º 2.º e 3.º ano)
3

Para alunos do ensino superior

MATpromotores

Participação, dinamização, acompanhamento e produção de conteúdos para atividades de divulgação junto do público em geral (Noite dos Investigadores, Feiras da Matemática, Futurália)
Departamento de Matemática
CMA
1 ano letivo
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º, 2.º e 3.º ano)
4

ClubeMath - escalão Seniores

Participação, dinamização, acompanhamento e produção de conteúdos para as sessões regulares do ClubeMath
Departamento de Matemática
CMA
1 ano letivo
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º, 2.º e 3.º ano)
5

MATmentores

Participação, dinamização, acompanhamento e produção de conteúdos para Escolas de Verão do DM destinadas a alunos do ensino secundário (MatNova, MathIngenious, estágios Ciência Viva)
Departamento de Matemática
CMA
1 ano letivo
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º, 2.º e 3.º ano)
8

Uma viagem ao mundo da Matemática

Com este projeto vais fazer uma viagem ao mundo da Matemática, onde tu és o guia e vais produzir e dinamizar atividades orientadas para alunos do ensino secundário, que serão incluídas em eventos como ExpoFCT e Dia Internacional da Matemática (DIM).
Departamento de Matemática
1 ano letivo
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º, 2.º e 3.º ano)
30

CompWeld

O objetivo principal deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de juntas soldadas funcionais. Pretende-se desenvolver um processo híbrido de soldadura e processamento no estado sólido que permita incorporar partículas funcionais em juntas soldadas durante o próprio processo de soldadura. O plano de trabalhos proposto, que permitirá atingir o objetivo estabelecido, engloba um total de três tarefas. Na tarefa 1 serão produzidas quatro juntas dissimilares funcionais utilizando duas ligas de alumínio diferentes e partículas de carboneto de silício e/ou alumina. Serão utilizados e combinados processos de ligação e processamento no estado sólido, nomeadamente: friction stir welding e friction stir processing. A tarefa 2 compreende a inspeção e caracterização das juntas funcionais produzidas. A inspeção será realizada recorrendo a técnicas eletromagnéticas nomeadamente correntes induzidas e medição de queda de potencial para mapeamento de condutividades e/ou deteção de defeitos provenientes do processo de ligação. A caracterização será efectuada com recurso a microscopia óptica. A tarefa 3 diz respeito à apresentação dos resultados obtidos. Todo o trabalho experimental será realizado nos laboratórios do Núcleo de Tecnologia Industrial (NTI) do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI).
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
3 meses
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (2.º e 3.º ano)
1

Scalarization techniques in Direct Multisearch

Direct Multisearch is a state-of-art algorithm in Multiobjective Derivative-free Optimization. Recently, its numerical efficiency was improved with the definition of a search step based on quadratic polynomial models. The joint minimization of these quadratic models allowed to improve the numerical performance of the code, but required the use of a scalarization technique. At the time, a minimax approach was considered and no other scalarization techniques were explored.
In this project, we intend to numerically evaluate the value of considering other scalarization approaches. The student will gain knowledge about Derivative-free Multiobjective Optimization algorithms and different scalarization techniques used in Multiobjective Optimization. He/she will incorporate these approaches in a numerical implementation of the algorithm, already coded in Matlab, and will access the corresponding numerical performance.
https://docentes.fct.unl.pt/algb/pages/boostdfo
Departamento de Matemática
CMA
70 horas (aprox.)
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (2.º e 3.º ano)
1

Promoção da comunicação de ciência e literacia em saúde em doenças raras

Produção de materiais educativos, tanto em linguagem científica como leiga. Medical writing e produção de artigos científicos de revisão em várias temáticas relacionadas com doenças raras e doenças congénitas da glicosilação (CDG). Comunicação de ciência.
Departamento de Ciências da Vida
3-6 meses
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (2.º ano)
2

Laboratório de Glicoimunologia

O voluntário terá a possibilidade de adquirir competências e participar ativamente em como organizar um laboratório de Biologia Celular com foco em Imunologia, como estabelecer culturas celulares com vista ao estudo do seu perfil de glicosilação.
Departamento de Ciências da Vida
4 meses (part-time)
alunos do 1.º ciclo do ensino universitário (1.º e 2.º ano)
2