Notícias

Notícias

“Prémio Ideias Verdes Fundação Luso - Expresso 2011”

03-10-2011

Atribuído ao Projecto "PERDA: Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar", no qual participam os investigadores Sofia Guedes Vaz, Graça Martinho e Ana Isabel Silveira da FCT-UNL.

Das 64 candidaturas apresentadas ao “Prémio Ideias Verdes Fundação Luso - Expresso 2011”, a vencedora, considerada mais inovadora, foi para o projecto "Perda: Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar", no qual participam três elementos da FCT-UNL.
O projeto tem como objetivo a investigação e a comunicação ambiental centradas na análise do desperdício alimentar em Portugal, focando as suas dimensões ambiental, económica, social e ética. Visa estimular a mudança de comportamentos, e concentrar-se-á nos três grandes segmentos do sistema alimentar: produção agrícola, distribuição e consumo.

A equipa é composta por sete investigadores, de estabelecimentos académicos e áreas de estudo diferentes: Sofia Guedes Vaz, Graça Martinho e Ana Isabel Silveira da FCT-UNL, Iva Miranda Pires da FCSH-UNL, Cláudia Soares da Universidade Católica, David Sousa e Susana Valente do ICS-UL.

A cerimónia oficial da entrega do prémio, pelo Dr. Francisco Pinto Balsemão, realizou-se no dia 29 de Setembro no âmbito do Greenfest, que decorreu entre 28 de Setembro e 2 de Outubro no Centro de Congressos do Estoril.