Projecto liderado por investigador da FCT ganha edição 2011/2012 do Prémio de Mérito Científico Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa

20-03-2012

Projeto liderado por investigador da FCT ganha edição 2011/2012 do Prémio de Mérito Científico Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa

O Prémio de Mérito Científico Santander Totta - Universidade Nova de Lisboa na área das Ciências da Vida, distinguiu os investigadores doutorados Pedro Viana Baptista da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Miguel Viveiros Bettencourt do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Este Prémio surge no âmbito do convénio de colaboração celebrado entre o Santander Totta e a UNL, visando distinguir projetos de investigação liderados por jovens Investigadores doutorados e fomentar colaborações dentro da UNL. A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: (i) Excelência científica e carácter inovador tendo em conta o Curriculum vitae do Investigador Principal; (ii) Impacto para o avanço da área científica; (iii) Carácter interdisciplinar.
O Projeto vencedor, “NanoTB - Nanodiagnostics for XDRTB at point-of-need”, liderado por Pedro Viana Baptista e Miguel Viveiros Bettencourt, visa desenvolver e otimizar um sistema de diagnóstico molecular para a tuberculose baseado em nanopartículas de ouro suscetível de ser utilizado no local desejado (“point-of-need”). As duas equipas envolvidas vão cooperar no desenvolvimento do sistema nanotecnológico para a identificação do agente da tuberculose humana (Mycobacterium tuberculosis) de modo a permitir o rápido diagnóstico sem recurso a laboratórios centrais, e capazes de identificar as mutações presentes no DNA do microorganismo que se encontram associadas à levada resistência a múltiplos antibióticos (XDRTB), para que seja possível uma adaptação correcta dos regimes terapêuticos de forma atempada. A elevada sensibilidade e versatilidade das nanopartículas de ouro permitem que este sistema possa ser utilizado em contextos de baixa tecnologia laboratorial (posto avançado de cuidados de saúde). O Projecto ambiciona testar testar o sistema no campo, nomeadamente através das colaborações existentes (e.g. PALOPs).
O Projecto integra dois grupos da UNL com atividade de investigação complementar: a equipa liderada pela Prof. Pedro Viana Baptista (FCT) tem larga experiência nacional e internacional na área de Nanobiotecnologia para Diagnóstico e Terapia Molecular, em particular no desenvolvimento de sistemas de análise de DNA e RNA através de nanopartículas de metais nobres, como o ouro e a prata. O grupo dirigido pelo Prof. Miguel Viveiros Bettencourt (IHMT) é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência na investigação da Tuberculose com especial interesse nos mecanismos molecular de resistência a antibióticos e na sua identificação laboratorial. O tema do Projeto vencedor tem como âmbito a integração das duas disciplinas, Nanobiotecnologia e Microbiologia, retirando vantagens da sua complementaridade.