Notícias

Notícias

Atribuição de ERC Starting Grant a docente da FCT/UNL

17-09-2012

Rodrigo Rodrigues, Professor Associado do Departamento de Informática obteve a primeira ERC Starting Grant na área da Informática em Portugal, com o projecto DependableCloud, atingindo o nível de excelência e de exigência de uma ERC Grant.

O projeto ERC agora aprovado, designado DependableCloud, inside na tecnologia emergente de Cloud Computing.

Cloud Computing é um novo modelo de computação que permite a empresas, organizações e indivíduos  transferir parte de sua infraestrutura de informação  (software e hardware) para um fornecedor externo, permitindo que este processamento possa ser disponibilizado através de serviços na Internet, com enormes vantagens a nível tecnológico e económico.

O seu potencial vai desde a possibilidade de uma empresa deslocar parte dos seus serviços informáticos para serem executados numa plataforma de cloud computing, até à utilização de serviços como Facebook, gmail e google docs,  por utilizadores individuais.

Dada a natureza distribuída da infraesrtrutura suporte aos serviços de cloud computing existem uma série de novos desafios à fiabilidade dos mesmos, alguns dos quais constituem o tema central desta proposta, que visa melhorar a forma de funcionamento deste novo modelo.

Mais informação sobre a ERC Starting Grant em http://erc.europa.eu/sites/default/files/press_release/files/press_release_stg2012_results.pdf