Notícias

Notícias

Bolsa de Cientista Convidado no contexto do projeto MERIS

23-11-2012

 

O concurso para uma Bolsa de Cientista Convidado ("Bolsa de Cientista Convidado", BCC) é dirigido a um investigador doutorado com pelo menos 4 anos de experiência no desenvolvimento e aplicação de métodos de aprendizagem automática para apoiar programas de investigação para validação de dados sobre a cor de zonas oceânicas obtidos pelo satélite MERIS (Medium Resolution Imaging Spectrometer) da Agência Espacial Europeia (ESA), ou a partir de programas espaciais semelhantes.

A investigação será feita no CENTRIA (Centro de Inteligência Artificial), hospedado no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa,  e localizado no campus do Monte de Caparica. O CENTRIA vem realizando um programa de análise de produtos MERIS de dados durante os últimos anos no âmbito de atividades de pesquisa em curso de interesse da ESA.

O candidato selecionado irá contribuir para esta atividade, nomeadamente em 1) implementação de redes neuronais para obter produtos de cor dos oceanos em escala regional, 2) elaboração de estratégias para definição da faixa de aplicabilidade de algoritmos regionais; 3) comparação dos resultados regionais com produtos padrão do programa MERIS ; 4) desenvolvimento de sistemas estatísticos para combinar produtos regionais e globais; e 5) produção de relatórios de síntese e avaliação de publicações pelos pares.

Os candidatos devem portanto ter uma compreensão de transferência radiativa da cor oceânica, bem como uma experiência consolidada na criação e aplicação de redes neuronais para obter produtos a partir da obtenção remota de dados radiométricos. É obrigatória uma excelência de comunicação em Inglês,  escrita e oral. Serão naturalmente consideradas conhecimentos especializados de Estatística, Física e programação (em Matlab).

A duração da bolsa é de um ano BCC, extensível a um ano segundo a disponibilidade de fundos, com início previsto em 1 de Janeiro de 2013, extensível a um ano segundo a disponibilidade de fundos. O valor da bolsa é de 2650€ por mês, mais previdência social. Os candidatos interessados devem enviar uma carta resumindo os métodos de pesquisa planeadas para resolver as tarefas de trabalho acima indicadas e um curriculum vitae, dirigida ao Prof Pedro Barahona (pb@fct.unl.pt, assunto: "Visiting Scientist MERIS") até ao dia 14 de dezembro de 2012. Os candidatos selecionados poderão ser convocados para uma entrevista durante o próximo mês de dezembro.