NOVA distinguida no ranking de Leiden

19-05-2016

NOVA distinguida no ranking de Leiden

A Universidade NOVA de Lisboa é a primeira instituição portuguesa acima da média de referência mundial do ranking de Leiden (MNCS=1.03%; valor de referência 1.00) liderando, pelo segundo ano consecutivo, a nível nacional, o impacto da produção científica (número de vezes que uma publicação é citada).

No indicador PPtop10%, a NOVA subiu este ano para 9,8% (9,6% em 2015), liderando em Portugal nas áreas das Ciências da Vida e da Terra e nas Ciências Sociais e Humanas, e ficando em ex-aequo com a Universidade do Minho na área das Ciências Biomédicas e da Saúde.

Elaborada anualmente pelo “Center for Science and Technology Studies” (CWTS) da Universidade de Leiden, esta lista mede o impacto da produção científica de mais de 750 universidades mundiais utilizando, para tal, dois indicadores distintos: MNCS (número de citações médio normalizado por área científica e ano) e PP (top10%) (proporção das publicações de uma universidade que estão entre as 10% mais citadas no mundo).

Para o Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, António Rendas, “desta forma, é possível aferir a constante qualidade da produção científica da NOVA e analisar o seu impacto a nível global, demonstrando o potencial dos nossos investigadores bem como gerando valor e reconhecimento internacional a esta instituição de referência”.

Ranking disponível aqui