Notícias

Notícias

Equipas da FCT NOVA finalistas do Prémio Inovação INCM – Novos Produtos e Serviços

21-11-2016

Equipas da FCT NOVA finalistas do Prémio Inovação INCM – Novos Produtos e Serviç

O Júri do Prémio de Inovação INCM (Imprensa Nacional Casa da Moeda), presidido pelo Professor Doutor. José Ramalho Fontes, reuniu no passado dia 18 de Novembro com o objetivo de analisar e selecionar as três ideias finalistas apresentadas a concurso. Uma das ideias selecionadas foi desenvolvida por uma equipa totalmente formada pela FCT NOVA cuja ideia se intitula “Papel Secreto – Uma Abordagem Inovadora e de Baixo Custo”.

O objectivo do projecto apresentado visa o desenvolvimento de sistemas eletrónicos utilizando para tal a tecnologia embebida e implementada em papel, visando o aumento da rastreabilidade e segurança de documentos. A equipa é formada pelos Professores Elvira Fortunato, Rodrigo Martins, e pelos Investigadores Luís Pereira e Pedro Branquinha, do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT/CEMOP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Também fazem parte desta equipa os Professores João Goes e João Pedro Oliveira, do UNINOVA.

Telmo Santos igualmente da FCT NOVA, é um dos membros de uma outra equipa selecionada como finalista com o trabalho “Diminuição da colonização bacteriana em moeda metálica”.

As três ideias finalistas serão apresentadas publicamente a 6 de Dezembro, em sessão a realizar no Salão Nobre da INCM, que contará com a presença da Ministra da Justiça. Nesse mesmo dia, serão anunciados a ideia vencedora e os eventuais prémios a atribuir às restantes ideias finalistas.

Media: