Notícias

Notícias

FCT NOVA Girls in ICT Day

27-04-2017

FCT NOVA Girls in ICT Day

Foi a 26 de Abril, que o Departamento de Informática da FCT NOVA acolheu o “FCT NOVA Girls in ICT Day”, evento que se enquadra no âmbito do “International Girls in ICT Day”, dia internacional que visa motivar jovens raparigas a considerar carreiras em áreas relacionadas com as tecnologias informáticas e da computação. Este ano contou com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino.

Neste dia, a FCT NOVA recebeu alunos dos 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano, provenientes do Colégio Campo de Flores, da Escola Secundária do Restelo e Escola Básica D. Pedro Varela do Montijo que tiveram a oportunidade de desenvolver uma actividade de programação com objectivos lúdicos e motivacionais. Teve ainda lugar um interessante painel sobre o tema “Perspectivas sobre a Profissão em Engenharia Informática”, no qual participaram como oradoras mulheres com lugares de destaque nesta área, nomeadamente Madalena Quirino (Co-fundadora do Deprtamento de Informática da FCT NOVA), Célia Reis (CEO da Altran), Carmo Palma ( Managing Director da Novabase), Marlene Vitorino (Business Inteligence Specialist), Laetitia Mendes (Head of Costumer Experience da Omknee) e Ana Simão (estudante do Mestrado Intergrado em Engenharia Informática da FCT NOVA).

O “International Girls in ICT Day”, uma iniciativa apoiada por todos os Estados Membros da ITU, agência especializada das Nações Unidas para as tecnologias da informação e comunicação (TIC), que visa promover a igualdade de género nas profissões ligadas às tecnologias da informação e informação e à informática. O “International Girls in ICT Day” é celebrado na 4.ª quinta-feira de Abril de cada ano.

 

Actividade CodeGirl - Ms. Pac-Man

Actividade CodeGirl - Ms. Pac-Man

Sessão Plenária, Catarina Marcelino (Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade)

Sessão Plenária, Luís Caires (Presidente do Departamento de Informática)

Sessão Plenária, Fernando Santana (Director da FCT NOVA)

"Perspectivas Sobre a Engenharia Informática"