Debate ‘’Ética, Ciência e Economia’’ – 29 de Setembro

22-09-2017

Debate ‘’Ética, Ciência e Economia’’ – 29 de Setembro

O debate ‘’Ética, Ciencia e Economia’’ está inserido no programa da ‘’Noite Europeia dos Investigadores’’, que decorrerá a 29 de Setembro, com as actividades centralizadas no Museu Nacional da História Natural e da Ciência (MUHNAC) e no Jardim do Príncipe Real.

A ciência e a economia andam muitas vezes de mãos dadas e dependendo do financiador os cientistas vêm-se deparados com questões difíceis, relacionadas com a ética e integridade em ciência. Imagine que é cientista e encontrou um novo medicamento que pode curar uma doença como o VIH-SIDA, mas a empresa em que trabalha detém os direitos sobre o medicamento usado para o tratamento dessa mesma doença? O que pode fazer? Entre os interesses da empresa e os do cidadão, onde fica a sua liberdade de agir? Este é apenas um exemplo cru, do objectivo deste debate, onde se pretende reflectir sobre a ética e a integridade em ciência, no quadro dos objectivos do RRI ("Responsible Research and Innovation").

Moderador: Alexandre Quintanilha (Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e do Conselho de Laboratórios Associados).

Participantes: Maria Fernanda Rollo (Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), António da Cruz Serra (Reitor da Universidade de Lisboa), Ana Sofia Carvalho (Grupo Europeu de Ética em Ciência e Novas Tecnologias e Direcção do Instituto de Bioética da Universidade Católica) e Nuno Pires (Gestor da Unidade de Modelos e Biomarcadores do Laboratório de Farmacologia da BIAL).

Museu Nacional da História Natural e da Ciência I 29 de Setembro, 2017 I 21h00

Mais informações: