Notícias

Notícias

CENSE alia-se a campanha de informação sobre eficiência energética

26-09-2018

gaste menos em energia

Os cidadãos portugueses podem poupar na sua fatura de energia seguindo alguns passos simples. A Comissão Europeia lançou a 26 de setembro uma iniciativa em Portugal para informar os cidadãos sobre medidas de eficiência energética para poupar na sua fatura sem reduzir o seu nível de conforto. Uma parte fundamental desta iniciativa é um roadshow que estará nas cidades de Lisboa (27 de setembro a 1 de outubro) e Porto (4 a 8 de outubro) com um atrelado repleto de atividades interativas.
A Exposição itinerante «Eficiência Energética» consiste num atrelado, que funciona como uma «casa» interativa, permitindo que os cidadãos possam aprender sugestões de eficiência energética através de paredes interativas, concursos e atividades educativas e atrativas para crianças e famílias. O atrelado estará aberto ao público na Gare do Oriente, no Parque das Nações, entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro (diariamente, entre as 9h00 e as 19h00 nos dias de semana e das 10h00 às 19h00 no fim de semana).
Além desta exposição, a campanha terá mais atividades até ao final de dezembro, atividades para a família baseadas em sugestões de eficiência energética e ainda uma chamada de atenção no Natal para a forma como a energia pode constituir um contributo para os presentes de Natal. Estas atividades irão continuar a disseminar as principais mensagens da iniciativa, assim como os benefícios sociais da poupança energética.
Esta iniciativa da Comissão Europeia beneficia do apoio dos seguintes parceiros: Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE – FCT NOVA), a Agência para Energia (ADENE), Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE), Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa E-nova), Agência de Energia do Porto (AdEporto), Direção-Geral do Consumidor (DGC), Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), DECO, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), assim como dos Municípios de Lisboa e Porto. O Laboratório Nacional de Energia e Geologia contribuiu com o aconselhamento técnico para a fase inicial de execução desta iniciativa.
A iniciativa-piloto teve início no dia 21 de março na República Checa, seguida da Roménia e Grécia, e chega agora a Portugal. Até agora, a campanha já atingiu – através de diversos canais – mais de 18,5 milhões de europeus. Atividades complementares pela Comissão Europeia incluem o recentemente apresentado Observatório da Pobreza Energética da UE, que visa proporcionar recursos de acesso livre e de fácil utilização que promovam o envolvimento do público com o assunto da pobreza energética, assim como disseminar informação e melhores práticas.

 

Na imprensa

"Poupar nas faturas de energia e contribuir para um ambiente mais saudável" (I9 Magazine online)

"Poupar nas faturas de energia e contribuir para um ambiente mais saudável" (Boas Notícias)

"Portugal é dos países com menos capacidade de aquecer a casa"(Diário Imobiliário)

"#gastemenosenergia, iniciativa europeia visa ajudar famílias portuguesas a poupar energia" (Exame Informática)