Ministro da Educação encerra Conferência Nacional Scientix 3 na FCT NOVA

24-09-2018

Ministro no scientix 3 na fct nova

No passado dia 21 de setembro, o Ministro da Educação esteve na FCT NOVA para encerrar a “Conferência Nacional Scientix 3 –Educação Científica: desafios atuais e inovação”, que se realizou no âmbito do projeto Scientix 3 e da “European Schoolnet (EUN).

Este encontro visa promover a divulgação e o intercâmbio de conhecimentos, bem como a troca de exemplos de boas práticas de ensino em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) na União Europeia, de forma a contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino nestas áreas.

A Sessão de Abertura contou com a participação do Diretor-Geral da Educação, Vítor Pedroso, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada, João Couvaneiro, do Diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado e da Representante do Projeto Scientix a nível europeu, Noëlle Billon.

Seguiu-se uma mesa redonda alusiva ao tema “O mundo da ciência e as suas relações com a educação: novos desafios no âmbito das políticas educativas atuais”, na qual participaram os Professores Pedro Abreu, Francisco Andrade e Jaime Carvalho e Silva, José Carlos Kullberg e João Costa Seco.

A Conferência incluiu uma intervenção do Professor Luís Nunes Pereira (FCT NOVA) sob o tema “Educação é com(ns)ciência”. A título de conclusão da parte da manhã, o Professor Carlos Cunha (Embaixador Scientix) apresentou as boas práticas do Projeto Scientix 3.

A tarde foi preenchida por workshops paralelos que se debruçaram sobre diversas temáticas tais como Imunologia, Robótica; Matemática recreativa e o Ensino experimental nos primeiros anos de escolaridade.

A Sessão de Encerramento contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que conversou com alunos que obtiveram prémios na área das ciências. Estes falaram da sua experiência em competições nacionais e internacionais de Ciência e como esta participação lhes abriu perspetivas e os enriqueceu pessoalmente, tendo-os ajudados bastante a afinarem a sua escolha de um curso superior. Foi abordada a realização, também na FCT NOVA, da EUSO 2019, a Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO), uma competição destinada a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados no ensino das ciências.

No palco e ao lado do Ministro, estiveram quatro alunos. Diogo Nogueira, agora com 17 anos e a frequentar o 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias na Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel de Lijó em Barcelos; veio com medalha de ouro nas EUSO 2018 ainda com 16 anos. Armando Teixeira passou pelo mesmo, foi aos 16 anos que conquistou a medalha de ouro nas EUSO 2018. Actualmente a completar o 12.º do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Ermesinde e em simultâneo o Curso Secundário de Música no 8.º Grau. Lourenço Saldanha já era maior quando recebeu a medalha de prata nas Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia. Agora com 22 anos, está bem lançado no 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. A única mulher desta lista ganhou medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais da Biologia, no Vietname. Chama-se Susana Afonso, tem 19 anos e está no 3.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico.

Diretor-Geral da Educação
Diretor da FCT NOVA

Representante do Projeto Scientix a nível europeu
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada

Prof. Doutor Luís Pereira durante a palestra "Educação é com(ns)ciência”
"O mundo da ciência e as suas relações com a educação: novos desafios no âmbito das políticas educativas atuais”;

Ministro da Educação durante o coffee break a conversar com os alunos vencedores de Olimpíadas da Ciência