Notícias

Notícias

Alunos da FCT NOVA conquistam prémio nacional de empreendedorismo e engenharia

26-02-2019

Equipa FCT NOVA com Marcelo Rebelo de Sousa

Inês Jorge e Tiago Martins, alunos do 2.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCT NOVA, Nelson Rebelo, aluno de 2.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias da FCT NOVA, e Diogo Repas, aluno do segundo ano do IST, conquistaram o primeiro lugar na competição nacional TecStorm’19 com o projeto “ Not so Trashy”. 

A equipa foi para casa com 2000 euros e computadores portáteis, depois de participar no hackton de 28 horas consecutivas em que tiveram de desenvolver uma ideia embrionária para uma start up.   

A ideia que lhes valeu o prémio baseou-se na otimização do processo de recolha de resíduos urbanos sólidos. A proposta apresentada sugeria contentores inteligentes, capazes de disponibilizar em tempo real o seu nível de enchimento. A informação seria diretamente enviada para um servidor central permitindo optimizar as rotas de recolha.  

TecStorm, promovida pela Junitec e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a Vodafone e a Ciência Viva, é uma maratona destinada a alunos do ensino superior, que une a tecnologia ao empreendedorismo e cuja principal missão é o desenvolvimento de ideias capazes de gerar impacto na sociedade.  

O evento teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, entre os dias 15 e 17 de fevereiro e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

 

 
 
Na imprensa