Departamento de Informática da FCT NOVA e NOVA LINCS na terceira fase do Programa CMU Portugal

18-02-2019

Programa CMU | Portugal

Luís Caires, Presidente do Departamento de Informática da FCT NOVA e Diretor do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS), integrou a delegação que acompanhou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, numa visita oficial a Carnegie Mellon University (CMU).

A visita aconteceu no dia 1 de Fevereiro, no âmbito da iniciativa Global Science and Technology Partnerships Portugal (GoPortugal), e marcou o início da Fase III do Programa CMU | Portugal.

O Ministro fez-se acompanhar por uma delegação de diversos responsáveis por entidades do sistema de investigação e inovação, entre os quais o Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, os Diretores do Programa CMU|Portugal, coordenadores de centros de investigação e representantes de empresas portuguesas.

O Programa CMU | Portugal é uma parceria internacional que envolve várias universidades portuguesas e Carnegie Mellon, tendo como objetivo colocar Portugal na vanguarda da inovação em áreas-chave das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Este programa com Carnegie Mellon é uma das três parcerias com universidades norte-americanas (CMU, MIT e UT Austin) que fazem parte da Global Science and Technology Partnerships Portugal (GoPortugal).

A iniciativa GoPortugal, que se estende até 2030, tem como objetivo estimular o desenvolvimento científico e empresarial, promover a afirmação de Portugal no mundo através da valorização científica e económica, e atrair financiamento.

Na imprensa

Portugal fortifica parceria com universidades norte-americanas (Jornal Económico)

Portuguese delegation led by Minister Manuel Heitor was at Carnegie Mellon to strengthen the CMU Portugal partnership (CMU Portugal)

Comitiva portuguesa vai a Pittsburgh de olhos postos em 2030 ( Dinheiro Vivo )