Notícias

Notícias

FCT NOVA acolheu VIII Congresso Internacional de Tecnologia, Ciência e Sociedade

14-02-2019

Nos dias 10 e 11 de janeiro de 2019, a FCT NOVA foi a anfitriã do VIII Congresso Internacional de Tecnologia, Ciência e Sociedade, GKA TECHNO 2019, que reuniu mais de 20 especialistas de todo o mundo.

O Congresso é um fórum para académicos focados nos desafios cruciais que a tecnologia e os estudos científicos aplicam à sociedade, combinando perspectivas locais e globais.

Uma das oradoras foi Mónica Edwards-Schachter. Investigadora independente, CEO da miValu, com 25 anos de experiência em estudos de educação e inovação em ciências e engenharia, e vários prémios importantes na área como o IBM Award. “Sou uma apaixonada pelo estudo da inovação e da transformação social e tecnológica”, admite.

Os temas em destaque foram as “Tendências emergentes em inovações híbridas e sociais” e “A construção social da ciência, tecnologia e inovação”. O primeiro com foco nas dinâmicas e e implicações sociais e de investigação e o segundo mais virado para a produção de dados e a sua utilização.

Maria Paula Diogo, Professora e Investigadora da FCT NOVA no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), que apresentou a palestra “Engenharia de paisagens antropogénicas na África. Infraestruturas coloniais e o Antropoceno", apontou a importância destes encontros para promover o pensamento crítico e a consciência da transdisciplinaridade dos assuntos.

Além das palestras principais, o evento deu destaque a jovens investigadores, com apresentações dos seus trabalhos e com atribuição de bolsas de investigação.

A sessão de abertura contou com a presença de Virgílio Cruz Machado, Diretor da FCT NOVA, Paula Urze, Presidente do DCSA e Karim Gherab, Diretor Científico da Comunidade Tecnologia, Ciência e Sociedade (Espanha).

O próximo encontro já está marcado para 28 e 29 de novembro em Madrid.

O Congresso teve o apoio da Sinnergiak - Centro para a Inovação.

 

Veja o Video com os melhores momentos aqui.

Conheça o programa completo aqui.