Notícias

Notícias

FCT NOVA acolhe reunião de lançamento de projeto para a Economia Azul

29-04-2019

EMPORIA4KT

FCT NOVA coordena o projeto EMPORIA4KT que quer impulsionar as economias marinhas e costeiras europeias, maximizando o impacto da investigação.

A Europa tem percebido da importancia de incentivar uma enconomia sustentável para o mar, criando valor e sustentabilidade. O projeto que foi lançado esta segunda-feira, dia 29 de abril, é uma das apostas para incentivar novas oportunidadees nestas áreas protegendo o oceano.

O projeto, EMPORIA4KT, trabalhará para forjar elos entre o meio acadêmico, os negócios e o governo por meio de atividades sob medida, como workshops voltados para as necessidades de todos os principais interessados. António Grilo, professor e investigador da FCT NOVA e coordenador da EMPORIA4KT, afirma que “a nossa motivação é criar impacto socioeconómico das actividades de investigação académica nos sectores da economia azul, ao mesmo tempo que transforma a relação entre os actores da tripla hélice para a inovação - academia, negócios e governo”.

A EMPORIA4KT irá funcionar de 2019 a 2022 com um orçamento total de aproximadamente € 2,2 milhões. É financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Interreg Espaço Atlântico da União Europeia. O projeto envolve parceiros de Portugal, Irlanda, França, Espanha e Reino Unido. O trabalho colaborativo entre esses países permitirá a participação de recursos e conhecimento de cinco países com interesse significativo na exploração sustentável dos recursos marinhos.

É a primeira vez que a FCT NOVA coordena um projeto Interreg Espaço Atlântico da União Europeia.

 

Na imprensa:

"El nuevo proyecto europeo EMPORIA4KT impulsará la economía azul" (iagua)