Notícias

Notícias

Dia do Geólogo convida a passeios com especialistas da FCT NOVA

10-05-2019

Pedra da MUA

No Dia do Geólogo, a FCT NOVA participa em dois passeios que dão a conhecer os georrecursos naturais de Sesimbra e da Arrábida.

Dia 11 de maio, Paulo Caetano, docente e investigador no Departamento de Ciências da Terra (DCT), vai ser o guia do Geocircuito de Sesimbra, sob o tema “Os Monumentos Naturais da Pedreira do Avelino, da Pedra da Mua e de Lagosteiros”.

O encontro está marcado para as 10h30, no Monumento Natural da Pedreira do Avelino, Zambujal, Sesimbra.

Do passeio destacam-se três pontos de interesse: a Pedreira do Avelino, onde foram descobertos vestígios de dinossauros do Jurássico Superior; as pegadas encontradas na Pedra da Mua, também do período do  Jurássico Superior,  e a jazida de pistas de dinossauros de Lagosteiros, datadas no Cretácico Inferior.

O Geocircuito de Sesimbra já existe desde 2012, sendo dinamizado pela autarquia, em parceria com a FCT NOVA e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e visa dar a conhecer os georrecursos do concelho, num percurso apoiado por um mapa interativo. Este circuito ganhou a menção honrosa no Prémio Geoconservação 2013, atribuído pelo grupo português da PROGEO – Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico.

No mesmo dia às 10h00, com o ponto de encontro na entrada da Pedreira do Jaspe, José Kullberg, Presidente do DCT da FCT NOVA e Presidente da Sociedade Geológica de Portugal, também propõe um passeio à Brecha da Arrábida, pedra ornamental em vias de receber a classificação “Rocha como Recurso Patrimonial Global”.

Estes passeios, organizados pela Sociedade Geológica de Portugal com o apoio da FCT NOVA e das Câmaras Municipais de Setúbal e de Sesimbra, assinalam o Dia do Geólogo e pretendem divulgar o trabalho desenvolvido pelos geólogos numa perspetiva científica e pedagógica.

Para assinalar a efeméride, a FCT NOVA propõe ainda a atividade “Minerais e rochas ao microscópio petrográfico”, que acontece dia 11 de maio às 11h00 no Laboratório de Petrologia da Faculdade, com orientação de Joaquim Simão e António Carlos Galhano, docentes e investigadores do DCT da FCT NOVA.

No Dia do Geólogo faça os passeios com os especialistas. 

A participação é gratuita.