Equipa apoiada pela FCT NOVA vence melhor desempenho técnico em competição nacional de micro-satélites

17-05-2019

Membro da equipa  no processo de impressão  de sensores de filme fino

GSat: Paper Mission, do Colégio Guadalupe, na Verdizela (Seixal), foi a equipa com Melhor Desempenho Técnico na 6ª edição do CanSat Nacional.

Este ano a equipa do Colégio Guadalupe realizou um magnífico trabalho de teste e validação da tecnologia de sensores de película fina com o apoio da FCT NOVA, mais concretamente do Departamento de Ciências dos Materias, através do docente e investigador Luís Pereira. Os alunos terão agora a oportunidade de estagiar na Edisoft. No ano passado, esta equipa foi a vencedora nacional e classificou-se em 2.º lugar na competição europeia.

O Cansat é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA) que desafia alunos do ensino secundário a desenvolver um micro-satélite, que não pode ser maior que uma lata de refrigerante, capaz de sobreviver a um lançamento. Esta competição dá aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática num projeto espacial de pequena escala.

Na imprensa

"Competição de satélites" (CMTV-Falar Global)