FCT NOVA na Olimpíada de Ciência da União Europeia

14-05-2019

Professores e Investigadores da FCT NOVA

A FCT NOVA foi uma das entidades responsáveis pela edição deste ano da Olimpíada de Ciência da União Europeia (EUSO). Foram 53 professores e investigadores da FCT NOVA e 93 voluntários que receberam e se despediram dos 150 alunos do secundário que vieram de toda a Europa até ao campus da Caparica para competir na 17.ª edição da EUSO.

“A EUSO mostrou que já existe em Portugal uma massa crítica, de crescente notoriedade, que viabilizou a seleção de uma Universidade nacional – a FCT NOVA – para organizar uma competição de grande dimensão e complexidade, quer em termos logísticos, quer científicos. A preparação desta operação exigiu a intervenção de duas centenas de profissionais (professores e técnicos) ao longo de um ano, o que contribuiu para o grande êxito do resultado: o país fortaleceu a sua capacidade e imagem de envolvimento na arena internacional da ciência, da tecnologia e da inovação. Todos os participantes internacionais (estudantes e mentores) foram unânimes no reconhecimento da forma exemplar como tudo foi planeado e organizado – foram vários os estudantes a quem ouvimos dizer que tinha sido a melhor semana das suas vidas”, declarou o Diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado.

De 4 a 11 de maio, os jovens cientistas tiveram uma semana intensa de trabalho e de lazer. Mas para os Professores e Investigadores da FCT NOVA o trabalho começou muito mais cedo, desde a conceção das provas à preparação das equipas portuguesas, que vieram durante dez sábados aos laboratórios desta Escola para estudar com os nossos professores.

"As tarefas foram pensadas para representar o país", como explicou ao jornal Público Maria João Romão, docente da FCT NOVA e Presidente da Comissão Científica desta edição da EUSO. Sob a temática da cortiça e dos oceanos, as duas provas de física, biologia e químicas envolveram no total a utilização de 350 díodos, 18 mil luvas, 600 placas de petri, 180 micropipetas, 720 erlenmeyers, 114 gobelés, 5 mil microtubos, 6 mil lâminas e 24 mil lamelas.

Os 150 estudantes de 24 países da União foram recebidos numa calorosa cerimónia que decorreu durante a manhã do dia 5 de maio no Grande Auditório da FCT NOVA, onde os membros das Comissões Honorária, Científica e Organizadora deram as boas-vindas a todos os presentes e desejaram sucesso às equipas. Cada uma das 50 equipas (duas equipas por país e quatro por Portugal, enquanto país organizador) teve a oportunidade de se apresentar à plateia.

João Cruz, Professor da FCT NOVA e mentor das provas de física nesta competição, confessou ao Público que “a EUSO puxa por eles a nível intelectual, o que fará com que evoluammais quer como cientistas, quer como seres humanos”.

“A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO), originalmente imaginada por Michael A. Cotter, tem uma dimensão científica e uma dimensão política: pretende pôr em contato jovens Europeus de 16 anos entusiasmados pela ciência e é um contributo muito significativo para reforçar a importância da ciência na Europa e da cidadania europeia ”, explicou João Carlos Lima, Subdirector para a Investigação da FCT NOVA e membro da Comissão Organizadora EUSO 2019 .

A sessão de encerramento aconteceu dia 10 de maio, no Teatro Joaquim Benite, em Almada, com a entrega das medalhas. Portugal conquistou duas medalhas de prata e a Alemanha saiu como vencedora absoluta, tendo ambas as equipas conquistado medalhas de ouro e a equipa B conquistado o troféu.

A EUSO 2019 teve o alto patrocínio do Presidente da República,  Marcelo Rebelo de Sousa, que também presidiu à Comissão de Honra.

A organização da 17.ª EUSO esteve a cargo do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, com a parceria da FCT NOVA, da Câmara Municipal de Almada, da Ordem dos Biólogos, da Sociedade Portuguesa de Física e da Sociedade Portuguesa de Química.

As equipas portuguesas no primeiro dia do evento
A Sessão de Abertura com Sónia Araújo e o Presidente da Euso, Michael Cotter

Surf nas praias da Caparica
Provas nos laboratórios da FCT NOVA