1 Bolsa de Mestre no âmbito do projecto “Bary-PT: The theropod Baryonyx from Portugal: comparisons, museology and paleobiology”

17-06-2019

Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI Mestre) em Paleontologia, no âmbito do projecto de I&D “Bary-PT: The theropod Baryonyx from Portugal: comparisons, museology and paleobiology” durante 9 meses. Candidatos para as área científicas de Paleontologia / Ciências da Terra / Geologia / Biologia.

Financiado pela FCT-NOVA através do Parque dos Dinossauros da Lourinhã (PDL), através da bolsa Super animais 3 -Dinossauros, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Paleontologia / Ciências da Terra / Geologia / Biologia.

2. Requisitos de admissão:
A bolsa destina-se a detentores do grau de Mestre em Paleontologia, Ciências da Terra, Geologia, Biologia ou equivalente. Os candidatos devem, mas não é obrigatório, ter experiência profissional em trabalhos paleontologia de vertebrados, sobretudo de dinossauros.

3. Plano de trabalhos:
● Apoio a museologia de um espécie de dinossauro terópode.
● Apoio na investigação científica.
● Escavações e prospecção.
● Preparação laboratorial

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no laboratório de macrovertebrados do Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no laboratório de preparação do Museu da Lourinhã e no laboratório do Parque dos dinossauros da Lourinhã, na Lourinhã, sob a orientação científica do Prof. Octávio Mateus.

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 9 meses, a tempo completo com início previsto em Julho de 2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:
● Formação académica e CV científico (20%);
● Experiência demonstrada em estudos científicos em paleontologia de vertebrados (40%);
● Experiência demonstrada em trabalhos laboratoriais e digitais com fósseis de vertebrados (30%)
● Qualidade da Entrevista (10%)

9. Composição do Júri de Selecção:
- Presidente: Octávio Mateus;
- Vogal: Miguel Moreno Azanza
- Vogal: Eduardo Puértolas Pascual;
- Vogal Suplente: José Carlos Kullberg;

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Ciências da Terra sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 a 30 de Junho de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
● Curriculum Vitae;
● Certificado de título de Mestre; Caso não seja de uma instituição Portuguesa, este deverá ser homologado por uma Universidade Portuguesa ou pela DGES.
● Duas cartas de recomendação.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio para omateus@fct.unl.pt .

ANEXO I – DESCRIÇÃO DO PROJECTO

Principais tarefas do projeto:
Trabalho de laboratório: Preparação dos fósseis no laboratório, digitalização em 3D, do material ósseo e dentário do espécime ML1100, a ser consolidado, preparado sempre que necessário, e fotografado para fotogrametria.
Trabalho de campo: Prospecção, levantamento de campo, e estratigrafia. Recolha se necessário. A estratigrafia, sedimentologia deve ser feita para melhor estabelecer os paleoambientes. Material associado (vertebrados e invertebrados) deve ser estudado. Filogenia: Comparação e filogenia. Comparações anatómicas devem ser conduzidas para abordar a hipótese de Arden et al. (2018).
Musealização: Projetar e criar formas de exposição para o público em geral, tentanto combinar todos os materiais conhecidos (Portugal, Reino Unido e Espanha) e estabelecer o tamanho comparativo do corpo.
Ontogenia: Estudar a idade ontogenética e somática.
Escrever: Preparar e enviar os resultados para publicação.
Apoio à gestão do projecto.