Ana Rita Duarte, professora e investigadora da FCT NOVA, coordena Ação COST em química verde

11-06-2019

Ana Rita Duarte, professora,investigadora e líder do Laboratório Des.solve no LAQV da FCT NOVA, é coordenadora da Ação COST “CA18224 -Rede de engenharia química verde para a implementação de processos sustentáveis”, que foi aprovada pelo Comité de Altos Funcionários no 4 de junho de 2019.

Ana Rita Duarte explica que “a GREENERING está focada em quatro factores principais que contribuem para o crescimento mais rápido da química verde: colaboração, tecnologia, compromisso e melhor qualidade na aprendizagem. As ações de GREENERING, tais como conferências e seminários, escolas de verão, cursos práticos de orientação para financiamento e comercialização e mobilidade de estudantes/investigadores, serão a força motriz para a conscientização do consumidor e influência na regulamentação governamental ”.

Como principal proponente da proposta, Ana Rita Duarte será nomeada Presidente de Ação COST (European Cooperation in Science and Technology), sendo responsável pela coordenação e implementação da ação. A ação COST envolve 21 parceiros de dez países e inclui quatro pequenas e médias empresas (PME) de Portugal e França.

A ciência e a inovação são impulsionadas pela colaboração e parcerias. A possibilidade de coordenar esta ação é o reconhecimento da importância do campo da química verde e da engenharia sustentável nas políticas europeias. Para o nosso grupo é uma grande responsabilidade liderar tal Ação, que esperamos que contribua para a formação de muitos alunos de doutoramento, para a criação de novas empresas start-up e reforce a implementação de tecnologias verdes a nível industrial ”, diz Ana Rita Duarte.

Foram aprovadas 40 novas ações COST que terão início no outono de 2019. As ciências naturais abrem o caminho como o campo científico mais representado (53% das ações), seguido por engenharia e tecnologia (30%), ciências sociais (28%) , ciências agrárias (20%), ciências médicas e da saúde (18%) e humanidades (10%). O COST oferece oportunidades de trabalho em rede para alunos e investigadores, a fim de fortalecer a capacidade da Europa de enfrentar desafios científicos, tecnológicos e sociais, com uma duração de quatro anos que impulsionam pesquisa, inovação e carreiras.

Conheça o Departamento de Química da FCT NOVA.