FCT NOVA lidera projeto Academia Gulbenkian do Conhecimento

14-06-2019

Academia Gulbenkian Conhecimento

Atenta aos desafios da educação, centrada no desenvolvimento de competências transversais que permitam uma melhor capacitação dos alunos para os diferentes desafios do futuro, a Academia Gulbenkian do Conhecimento liderada pela FCT NOVA propõe uma abordagem integrada de utilização de técnicas do pensamento computacional no desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e de resolução de problemas nos mais variados contextos do quotidiano. A Academia, com foco em crianças do 1.º ciclo, pretende também a capacitação de professores com metodologias que, através do pensamento computacional, e sem recurso à tecnologia, promovam as competências indicadas e permitam sustentar o seu desenvolvimento e disseminação.

Com a coordenação do Departamento de Informática e da NOVA LINCS, a equipa multidisciplinar conta com docentes e investigadores dos Departamentos de Matemática e Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade, com a colaboração de várias escolas e professores do ensino básico, do Programa CMU Portugal e de iniciativas associadas ao CAS do Reino Unido.

O projeto foi um dos 35 selecionados na 2.ª edição do concurso das Academias Gulbenkian do Conhecimento, num processo competitivo ao qual foram apresentadas 403 candidaturas tendo sido selecionadas apenas três de instituições de ensino superior.

Na imprensa

"Há 35 novas Academias Gulbenkian do Conhecimento" (Fundação Calouste GUlbenkian)