Notícias

Notícias

Mais de 80% das Unidades de I&D da FCT NOVA avaliadas com Excelente ou Muito Bom pela FCT

24-06-2019

Mais de 80% das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA obtiveram a classificação de Excelente ou Muito Bom no último exercício de avaliação realizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a cargo de painéis internacionais independentes, cujos resultados foram comunicados na passada sexta-feira.

Se o conhecimento gerado pelas instituições de ensino superior, que são as principais incubadoras das unidades de I&D, é hoje indissociável da abertura à inovação, a contextos de multidisciplinaridade e impacto social, estes resultados são mais um sinal da qualidade da investigação científica desenvolvida no Campus da FCT NOVA. Entre as nove unidades de I&D classificadas com a nota máxima (Excelente) encontram-se algumas das mais prestigiadas portuguesas, que lideram a nível mundial investigação de ponta nos mais variados domínios das engenharias, materiais, informática, química, passando pela saúde, ambiente, automação, entre outras.

Estes resultados reforçam a liderança da FCT NOVA como fábrica de conhecimento científico e tecnológico capaz de contribuir para enfrentar desafios societais do mundo atual, como as alterações climáticas, a inclusão, a geração de emprego de alto valor acrescentado, a saúde, a transformação digital, produção e consumo sustentáveis.

Das 16 unidades de I&D da FCT NOVA obtiveram a classificação de Excelente os centros I3N-CENIMAT, NOVA LINCS, UNIDEMI, UCIBIO, CENSE, LAQV, CIUHCT , VICARTE e MARE, com Muito Bom os centros CTS, CMA, GeoBioTec, LIBPhys e MEtRICs. Os restantes ainda se encontram em avaliação.

 

Na imprensa

"Investigação da Nova lidera resultados da avaliação da FCT" (Dinheiro Vivo)