Notícias

Notícias

Professor da FCT NOVA coordena trabalho científico de indicadores de avaliação ambiental no Brasil

19-06-2019

Tomás Ramos, professor e investigador no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA, é o coordenador científico dos trabalhos de concepção e desenvolvimento dos indicadores ambientais e socioeconómicos do Plano de Recuperação da Bacia do Rio Paraopeba.

Após a tragédia em janeiro deste ano da rutura da Barragem da Mina do Feijão – Brumadinho, operada pela empresa Vale SA., está em curso um plano de recuperação da zona. Apesar de não estar definido um prazo, o plano deverá estar pronto para implementar num prazo de um ano, com a primeira versão a ser apresentada no início de Agosto.

O professor e investigador da FCT NOVA esteve entre 9 e 15 de junho em Belo Horizonte, Brasil, para trabalhos presenciais com as equipas temáticas. Durante este período, os trabalhos incluíram visitas de campo ao local, a 1.ª fase do processo de avaliação e validação dos indicadores propostos, desenvolvimento de novos indicadores para a avaliação dos impactes do acidente, das ações emergenciais e dos projetos em curso e a implementar nos próximos anos. A equipa do plano envolve mais de 150 técnicos especialistas.

Durante a visita , assegurou ainda uma sessão de formação para toda a equipa técnica sobre indicadores ambientais/sustentabilidade para a Gestão e Monitorização de Planos, Programas e Projetos. Por fim participou também em reuniões institucionais, envolvendo vários atores do processo, incluindo uma reunião de acompanhamento dos trabalhos em curso com representantes do Ministério Público Brasileiro.