Sessão final do Projeto “Teachers TryScience” na FCT NOVA

11-06-2019

A FCT NOVA acolheu a sessão final do Projeto “Teachers TryScience” que decorreu durante a manhã de 7 de junho, na Sala Ágora.

Foram 54 crianças e alunos e 28 educadores e professores que vieram até ao campus da Caparica apresentar trabalhos originais na área das ciências naturais, desenvolvidos de forma vertical por equipas do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, numa ótica multidisciplinar e integrando tecnologia e comunicação em ciência de forma transversal a todo o projeto.

Estes alunos e professores representaram os nove Agrupamentos de Escolas, os mais de 50 educadores e professores e as cerca de 1.100 crianças e alunos que participaram no projeto deste ano.

Procurando incentivar a pesquisa, investigação e rigor científicos, constituíram-se equipas compostas por educadores e professores, e respetivos alunos e crianças, que foram desafiadas a desenvolver um projeto de trabalho colaborativo vertical integrando ciência, comunicação e tecnologia. Os participantes dividiram tarefas entre si, como verdadeiros cientistas, de modo a realizarem o seu trabalho numa ótica interdisciplinar, de colaboração entre todos e em linha com o programa curricular de cada nível de ensino envolvido. As equipas tinham como objetivo identificar e caracterizar a biodiversidade de um ecossistema e perceber as relações entre todos os elementos do mesmo.

O Projeto “Teachers TryScience” é uma iniciativa da IBM que pretende facultar aos professores, estratégias e recursos que promovam o ensino das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em sala de aula. Existe uma comunidade online à qual os professores têm acesso e onde encontram desde planos de aula a recursos educativos diversos dentro da temática enunciada.

A FCT NOVA integrou o Projeto “Teachers TryScience” em Portugal através do Lab.eLearning. Este projeto, que teve o seu início no ano letivo de 2014/2015, é uma iniciativa promovida pela IBM Portugal e pela Direção-Geral da Educação (DGE), com o apoio da EDUCOM.