Notícias

Notícias

Ciência 2019: O estado da Ciência e da Tecnologia em Portugal em debate

02-07-2019

Faltam poucos dias para o maior encontro anual de investigadores portugueses, que atrai também  a presença de empresários, decisores políticos, estudantes, professores e público que se interessa por ciência.

Entre os dias 8 e 10 de julho, o Centro de Congressos de Lisboa recebe o Ciência 2019 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, que acontece em ano de celebrações científicas. O programa inclui sessões dedicadas às comemorações dos 100 anos da expedição de Arthur Eddington a São Tomé e Príncipe, dos 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU), os 50 anos da primeira aterragem do homem na Lua, dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, e dos 150 anos da criação da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, tendo as Nações Unidas e a UNESCO declarado que 2019 seria o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

Esta edição conta ainda com o Reino Unido como país convidado, com o qual Portugal tem a mais antiga aliança internacional em vigor. A FCT NOVA estará representada por diversos dos seus Centros de Investigação (UCIBIO, CTS, CIUHCT, NOVA LINCS, CEFAGE, UNIDEMI, CENIMAT | I3N).

O evento pretende promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação, estimulando a participação e interação entre a comunidade científica, o setor empresarial e o público em geral.

A iniciativa é promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A entrada no Ciência 2019 é livre, mas o registo é obrigatório e deve ser feito aqui. Cada participante receberá por mail o seu crachá, que deverá imprimir e trazer consigo nos dias do Encontro. Ao apresentar este documento evitará tempos de espera prolongados à entrada.