Notícias

Notícias

Encontro em Setúbal promove soluções positivas para o Lixo Marinho

04-09-2019

 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho

A 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho, que decorre entre os dias 19 e 21 de setembro na Casa da Baía, em Setúbal, vai reunir especialistas e a sociedade em torno desta temática e pretende destacar soluções positivas para os plásticos e para a redução do lixo marinho.

O encontro promove sessões dedicadas à sensibilização da comunidade, à política, à economia circular, à investigação, aos instrumentos legislativos disponíveis e ao que a sociedade civil tem contribuído para reduzir o problema. Do programa ainda fazem parte sessões flash, workshops e uma degustação de carapau e petiscos com algas, preparados pelo Projeto Alga4Food da FCT NOVA.

A encerrar o evento e como celebração do Dia Nacional da Limpeza das Praias (21 de setembro), a organização convida os participantes e toda a comunidade a colaborar na ação de limpeza da Praia de Albarquel, Setúbal. Esta ação decorre em simultâneo com a campanha mundial de limpeza das praias liderada pela organização não-governamental norte-americana Ocean Conservancy, contribuindo, como em anos anteriores, para a base de dados de lixo marinho mundial. Os resultados da monitorização serão adicionados à base de dados de Lixo Marinho na Europa no site Marine Litter Watch, da Agência Europeia do Ambiente.

A 2ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho integra a Semana do Mar 2019 de Setúbal e é organizada pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho em parceria com a FCT NOVA, o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e a Câmara Municipal de Setúbal.

Conheça o programa aqui.
Inscreva-se aqui